Emei SER Santo Antônio, de Lajeado, participa da Feira de Ciências da Univates

Postado as 23/10/2023 12:23:58

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Divulgação

Estudantes e professores da Educação Básica e do Ensino Técnico de diversas cidades gaúchas participam, nesta quinta e sexta-feira, 19 e 20, da 5ª Feira Estadual de Ciências Univates e da 12ª Feira de Ciências Univates: descobrindo talentos para a pesquisa e tecendo redes interdisciplinares.

Entre as escolas envolvidas está a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) SER - Saber, Educar, Respeitar, do bairro Santo Antônio, de Lajeado, que participa da Mostra Kids da Feira com a apresentação de um projeto intitulado “As formigas, os formigueiros e os caminhos das crianças”.

A Emei é administrada em parceria pela Fundação Univates e a Prefeitura de Lajeado, tendo sido inaugurada em dezembro de 2020. A parceria entre Universidade e Poder Público permite a interação e a aproximação da área da Educação Infantil na cidade com projetos de ponta desenvolvidos no Ensino Superior, o que qualifica ambos os segmentos.

Divulgação

As Feiras de Ciências promovidas pela Univates fomentam a difusão e a divulgação de trabalhos científicos desenvolvidos em diferentes áreas do conhecimento, valorizando a interação dos objetos de estudo com as demandas socioambientais e tecnológicas em uma perspectiva inclusiva, empreendedora e interdisciplinar.

A participação de crianças em eventos deste tipo estimula o interesse pela área, desenvolve habilidades de resolução de problemas, aprimora a comunicação e fomenta a criatividade. Além disso, reforça a autoconfiança, promove o trabalho em equipe e ensina o método científico - ou seja, a base do fazer ciência - desde a mais tenra idade. A experiência tem o potencial de não apenas preparar as crianças para futuras carreiras em campos relacionados à ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), mas também pode inspirar a manter a curiosidade ao longo da vida.

Segundo a professora Grasiela Kieling Bublitz, que coordena as ações da Univates na Emei SER, a participação em iniciativas deste tipo é importante pois “as crianças têm a oportunidade de vivenciar um novo espaço e conhecer outras crianças que também realizaram trabalhos significativos”.

Cidades

Neste ano, também participam estudantes de escolas de Arroio do Meio, Bento Gonçalves, Bom Retiro do Sul, Capitão, Caxias do Sul, Colinas, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Encantado, Esteio, Estrela, Feliz, Imigrante, Lajeado, Mato Leitão, Monte Belo do Sul, Montenegro, Nova Bréscia, Nova Hartz, Pareci Novo, Portão, Porto Alegre, Roca Sales, Santa Clara do Sul, Santa Cruz do Sul, São Bonifácio, São Sebastião do Caí, Teutônia, Tramandaí, Travesseiro e Venâncio Aires. As atividades acontecem no Complexo Esportivo da Univates e são abertas à comunidade.

Realização

A realização das Feiras é da Univates, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), contando com o apoio da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, da Associação dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Taquari (Asmevat) e dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) e em Ensino (PPGEnsino) da Univates.

Mais informações sobre a 5ª Feira Estadual de Ciências Univates e a 12ª Feira de Ciências Univates podem ser obtidas no site univates.br/evento/feira-de-ciencias, pelos e-mails feiradeciencias@univates.br ou eventos@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5944.

Logo ods-4