Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisa

Revista científica Signos tem novo número publicado

Por Lucas George Wendt

Postado em 25/08/2025 14:58:43


Compartilhe

Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores ? o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem. 

A revista Signos é um periódico da Universidade do Vale do Taquari - Univates e divulga a produção científica, publicando trimestralmente estudos em áreas diversas. 

ENSINO DA CARTOGRAFIA EM RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA NO ENSINO MÉDIO DO CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO SERTÃO PRODUTIVO - CETEP

Kauane Araújo Nunes, Glauber Barros Alves Costa

CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NO SÉCULO XXI: DESAFIOS, POTENCIALIDADES E APLICAÇÕES

Raquel Tusi Tamiosso, Renata Godinho Soares, Cadidja Coutinho

A CONFLUÊNCIA DAS DIDÁTICAS NAS PRÁTICAS DOCENTES: UM OLHAR SOBRE AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Sebastiao Fabiano de Queiroz Souza, Sheyla Maria Fontenele Macedo, Gilcilene Lélia Souza do Nascimento

PERSPECTIVAS PARA A ESCRITA ORTOGRÁFICA APÓS O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Luíza Vignoli Campos Lacerda

CARTOGRAFIAS DO ATELIÊ PRATEADO: O QUE AS CRIANÇAS DIZEM?

Camila Baseggio Gräff, Fabiane Olegário

A RELEVÂNCIA DA NEUROEDUCAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA, NA VISÃO DE PROFESSORES DO IFSUL

Mariane de Souza Ferreira, Marcus Eduardo Maciel Ribeiro

OS IMPACTOS DAS AÇÕES HUMANAS NO PLANETA TERRA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR EM UM MUSEU INTERATIVO

Diodana Negrini Lisboa , Paulo Diego de Oliveira Navossat, Scheila da Rosa Rocha Serafim, Isabel Cristina Machado de Lara

WHAT DO BEGINNER STUDENTS FROM A BRAZILIAN LICENTIATE DEGREE IN SCIENCE COURSE REVEAL FACING A THEMATIZED PROBLEM IN LINEAR DIOPHANTINE EQUATIONS CONTEXT?

Wagner Marcelo Pommer

IDENTIDADE E DIFERENÇA: APROXIMAÇÕES E TENSIONAMENTOS SOBRE O PESQUISAR COM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NO CONTEXTO AMAZÔNICO

Antonia Fernanda Dutra Pinto, Rozane Alonso Alves

O PARADIGMA NA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO FARMACÊUTICA E O FUTURO DO APRENDIZADO

Dayvid Batista Da Silva, Bruno Sant’Anna Rodrigues Da Silva, Karina Perrelli Randau

O MÉTODO NA PESQUISA ACADÊMICA: DINÂMICAS EM MEIO À PERSPECTIVA DA DIFERENÇA

Patrícia dos Santos Costa de Oliveira

ALFABETIZAR: (INTER)AÇÕES DIALÓGICAS E SABER-FAZER DOCENTE

Adriana Cavalcanti dos Santos, Érica Raiane de Santana Galvão, Jânio Nunes dos Santos, Viviane Caline de Souza Pinheiro

PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Hérica Zanatta, Sérgio Nunes Lopes

ENTRE O CHÃO DA ESCOLA E O QUARTO DE DESPEJO: A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

Letícia Regina Marcolin

FRAGMENTOS SOBRE EDUCAÇÃO NO CÍRCULO ESOTÉRICO DA PSICANÁLISE: CONTRIBUIÇÕES DA REVISTA BRASILEIRA DE PSICANÁLISE

Sérgio Choiti Yamazaki, Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DISCENTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O QUE É SER PROFESSOR

Handel Silas Ribeiro Queiroz, Paulo Sergio Pimentel de Oliveira, Marcos Vinícius Mendes de Oliveira, Marconi Silva de Andrade, Renata de Melo Cardoso Palmares, Felipe da Silva Triani

INDÍCIOS DE CONSCIÊNCIA SINTÁTICA EM TEXTOS DE ESTUDANTES DO ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Natália Taís Scherer, Kári Lúcia Forneck

ESTUDO SOBRE AS VIAS DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM SAÚDE BUCAL A PARTIR DE OFICINAS DE TRANSCRIAÇÃO

Victória Saraiva Martins, Emília Carvalho Leitão Biato

ORALIDADE E ESCRITA: UMA ANÁLISE DA ILEGIBILIDADE DO TEXTO INFANTIL

Max Mateus Moura da Silva, Juscelino Francisco do Nascimento, Marinalva Aguiar Teixeira Rocha

LINGUAGEM, CONTROLE SOCIAL E IGNORÂNCIA: REFLEXOS DE “1984” NAS PRÁTICAS DISCURSIVAS CONTEMPORÂNEAS

Ana Paula Costa, Epaminondas de Matos Margalhães

ANÁLISE DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM ESCOLAS RURAIS DO RIO GRANDE DO SUL

Morgana Pappen, Amany Abdel Rahman Abu Hwas, Bruna Rezende Martins, Hildegard Hedwig Pohl, Letícia Lorenzoni Lasta, Suzane Beatriz Frantz Krug

ENTRE A PRESCRIÇÃO CURRICULAR E AVALIAÇÃO EXTERNA: IMPACTOS DA BNCC E DO ENEM NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Danilo Marcus Barros Cabral, Rivadavia Porto Cavalcante, Juliana Aparecida Silva Costa, Gleyde Ohana Ribeiro dos Santos, Maria Aparecida Mineiro

A ESCOLARIZAÇÃO DO LÉXICO: UMA ABORDAGEM DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Renilson Nóbrega Gomes, Márcio Sales Santiago

ESCAPE ROOM NA SALA DE AULA: ENGAJAMENTO E COLABORAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

Victor Matheus Dahmer, João Vitor Barbosa da Silva, Helena da Rosa Galeski, Everton Bedin

PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA NO CONTEXTO DA PANDEMIA

Fernanda Rodrigues Pigatto, Graziela Frainer Knoll

MOVIMENTOS PARA A AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Ildoana Paz Oliveira, Jane Márcia Mazzarino, Lucia Ceccato de Lima

ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: PERCEPÇÕES DE EGRESSOS DE CURSOS STRICTO SENSU SOBRE O IMPACTO NA ATUAÇÃO DOCENTE

Erisnaldo Francisco Reis, Sarah Fitarelli, Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen

CURRÍCULO E ENSINO DE LINGUAGENS CULTURAIS DA VISUALIDADE EM UM INSTITUTO FEDERAL DA REGIÃO NORTE BRASILEIRA: ESTUDO DA PERCEPÇÃO DOCENTE

Nivia Rodrigues de Queiróz, Rivadavia Porto Cavalcante

NOTAS PARA UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO INSTITUTO NOSSA SENHORA DO BRASIL (BRASÍLIA, 1970-1981)

Mônica Oliveira dos Santos, Juarez José Tuchinski dos Anjos

MONITORIA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA: PERSPECTIVAS SOCIOINTERATIVAS NO ENSINO DE CÁLCULO

Jeronimo Becker Flores

A TECNOLOGIA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E O SURGIMENTO DA TÉCNICA DA TRADUÇÃO EM LIBRAS

Edilena da Silva Frazão Sausen, Maria Sara de Lima Dias, Anderleia Sotoriva Damke

FORMAÇÃO DE PROFESSORAS: PRÁTICAS INCLUSIVAS E PARTICIPATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Isaías dos Santos Ildebrand, Rejane Ramos Klein, Cátia de Azevedo Fronza

O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Vinicius Azambuja Ribeiro

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: DESDOBRAMENTOS E IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM - UMA REVISÃO DE ESTUDOS

Marcelo Martin Heinrichs, Fabriny Aparecida Souza Mesquita, Cleci Teresinha Werner da Rosa, Aline Locatelli

A ELABORAÇÃO DE UM HERBÁRIO DIGITAL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NA PERSPECTIVA DA CIÊNCIA CIDADÃ PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Laiene Cabral Martins, Thamiles Brito Seixas, Stephane Ladislau da Cruz, Jaqueline Lima Praia

A NOÇÃO DE METODOLOGIA DE ENSINO NA MEDICINA: DISCURSOS DO COBEM SOB UMA PERSPECTIVA ARQUIVÍSTICA

Lucas Vieira, Ana Caroline de Moraes Oliveira, Etyany Lays Mariano Da Costa, Leide da Conceição Sanches

EXPLORANDO OS CONCEITOS DE MATÉRIA E ENERGIA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Francisco Machado da Cunha , Camila Aparecida Tolentino Cicuto, Márcia Maria Lucchese

POSSIBILIDADES DIDÁTICAS COM A BONECA ABAYOMI: DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO NÍVEL SUPERIOR

Hermenegildo Moreira da Costa Neto, Iandra Fernandes Caldas

MODELOS VIRTUAIS TRIDIMENSIONAIS PARA O ENSINO DA ANATOMIA HUMANA: UM ESTUDO DE CASO BASEADO NA TEORIA DA MEDIAÇÃO COGNITIVA

Leo Rodrigo De Sousa Silva Santos, Daniele Trajano Raupp, Anelise Levay Murari

LETRAMENTO HISTÓRICO E DESAFIOS NA APRENDIZAGEM: O ENSINO DE HISTÓRIA MEDIEVAL NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Raphaela Hildita de Sá Guedes Deodato, Luciano José Vianna

Saiba mais

A Univates publica três revistas científicas, que recebem e divulgam a produção acadêmica de estudantes, professores e pesquisadores, tanto da Universidade quanto de outras instituições de ensino e pesquisa. São os periódicos “Estudo & Debate”, “Signos” e “Destaques Acadêmicos”. O periódico “Caderno Pedagógico” encerrou suas atividades em 2017, 20 anos após o primeiro volume ter sido divulgado, em 1997. 

Em 2017 uma nova forma de mensuração dos acessos às publicações foi implementada. Desde então, as publicações da Univates já somam mais de 1,2 milhão de visualizações de páginas. É uma média de quase 900 visualizações de páginas por dia, ininterruptamente, nos últimos quatro anos. Os acessos são oriundos de diversos países do mundo, em especial daqueles falantes de português. 

Conhecimento em rede

As revistas da Universidade estão indexadas, ou seja, são reconhecidas e apresentadas, em diversas bases de dados, o que garante que os trabalhos publicados possam ser visualizados por usuários da internet que procuram por conteúdo científico em buscadores, como, por exemplo, o Google Acadêmico, os Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org) e o Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (Oasisbr). 

Publicação on-line

Os últimos exemplares físicos das revistas foram disponibilizados em 2009. As publicações utilizam, desde 2010, o Open Journal System (OJS), sistema que permite o gerenciamento da submissão do material científico para publicação, do envio do material à divulgação dos estudos. 

É um fundamento da ciência que os estudos sejam avaliados por outros cientistas, como uma forma de validar o conhecimento criado. É o que se conhece como avaliação por pares. Essa avaliação e revisão dos estudos, para garantir a imparcialidade, devem ser feitas sem que os avaliadores conheçam os responsáveis pelas pesquisas e os responsáveis, por sua vez, também não reconheçam os avaliadores. 

Sistemas com o OJS permitem que os pares revisem o material científico sem conhecer detalhes adicionais, como os autores, apenas tendo acesso ao texto do estudo. Depois de avaliar, podem ser solicitados ajustes e explicações ? e todo o processo continua sem que os pesquisadores saibam por quem estão sendo avaliados. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar