Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisa

Univates participa de debate na Câmara de Vereadores de Porto Alegre sobre desassoreamento do Guaíba e prevenção de enchentes

Por Lucas George Wendt

Postado em 04/09/2025 13:18:54


Compartilhe

Com informações da Câmara de Vereadores de Porto Alegre

A Universidade do Vale do Taquari – Univates esteve presente, na última quinta-feira (28), na Câmara Municipal de Porto Alegre, em um debate que reuniu especialistas, representantes do poder público, entidades de classe e organizações sociais para discutir os impactos das enchentes históricas de 2024 e buscar soluções para o futuro. O encontro, intitulado “Navegar é preciso: nossos rios em debate”, foi proposto pela vereadora Comandante Nádia e ocorreu no Plenário Otávio Rocha.

A programação foi organizada em diferentes painéis, ao longo de todo o dia, contemplando questões como o contexto das bacias que deságuam na Lagoa dos Patos, entraves ambientais para o combate às enchentes, relatos das tragédias vividas em 2024, além de estudos, impactos econômicos e sociais relacionados ao desassoreamento e à navegabilidade dos rios.

No primeiro painel, que discutiu o papel das universidades e da ciência para compreender e propor soluções, a Univates contribuiu trazendo sua experiência em pesquisas interdisciplinares na Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, uma das mais atingidas pelas enchentes do último ano.  Elisete de Freitas, professora da Instituição, afirma que em eventos climáticos extremos, como a enchente de 2024, o curso d’água ganha força enquanto percorre a bacia do Taquari, podendo causar grande destruição. “A água vai descendo o Rio Forqueta, o Rio Carreiro e o Rio das Antas e ganhando força até chegar no Rio Taquari e mostrar seu poder destrutivo. A bacia é muito ampla e converge num só rio.”

Além da Univates, também participaram a UFRGS/IPH, a Feevale e a PUCRS, juntamente com a Marinha do Brasil e engenheiros especialistas, reforçando a importância da cooperação científica e técnica para enfrentar os desafios regionais.

Segundo a vereadora Comandante Nádia, “a sociedade precisa e quer pautar soluções imediatas para que tragédias como as de 2024 não se repitam. É importante reconhecer nossa bacia hidrográfica como um potencial socioeconômico regional, tomando medidas para garantir a navegabilidade dos rios, permitindo atividades sociais e geração de empregos”.

O encontro encerrou-se com a leitura da “Carta aos nossos rios”, documento simbólico que reúne os principais encaminhamentos debatidos ao longo do dia. A participação da Univates reforça o compromisso das universidades em contribuir com conhecimento científico aplicado às necessidades urgentes do Rio Grande do Sul, especialmente no enfrentamento aos desastres climáticos e na construção de alternativas para o desenvolvimento sustentável da região.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar