Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisa

Na França, professora da Univates apresenta pesquisa em congresso internacional na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne

Por Lucas George Wendt

Postado em 16/09/2025 10:42:03


Compartilhe

A Universidade do Vale do Taquari – Univates esteve representada em um dos mais importantes fóruns acadêmicos internacionais voltados ao estudo da comunicação e da cultura digital. 

A professora Angélica Munhoz, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da instituição apresentou resultados do projeto Brocantes no X Congresso Internacional de Estudios sobre Medios de Comunicación, realizado na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, em Paris, França. O encontro ocorreu na sede localizada na 14 Rue Cujas, 75005 Paris, reunindo pesquisadores de diferentes países para debater o papel dos meios de comunicação na sociedade contemporânea. Angélica apresentou trabalho no dia 12 de setembro. 

Fundada em 1971, após a divisão da antiga Universidade de Paris, a Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne se destacou e ganhou reconhecimento internacional como uma das principais universidades do mundo nas áreas de ciências econômicas e de gestão, ciências humanas, jurídicas e políticas.

O evento

Promovida pela Red de Investigación de Estudios sobre Medios de Comunicación, a edição de 2025 do congresso trouxe como tema central “De la estética democrática a la cultura digital”, em torno do qual se articularam eixos de discussão como Culturas mediáticas, Teoría de medios, Tecnología y procesos, Negocio mediático e Alfabetización mediática. A proposta da rede é oferecer um espaço interdisciplinar para troca de experiências e construção de estratégias conjuntas em torno da comunicação e de suas interações com diferentes dimensões sociais e culturais.

O projeto Brocantes

A pesquisa apresentada pela docente da Univates integra o projeto Brocantes, desenvolvido desde 2022 por meio do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço e Movimento (CEM) (Univates/CNPq), desenvolvido no âmbito do PPGEnsino. A iniciativa tem como objetivo constituir um arquivo público de documentos escolares, reunindo e preservando fontes muitas vezes dispersas, deterioradas ou esquecidas. Até o momento, cerca de 1.800 documentos já foram catalogados, entre boletins, pareceres, cartas, desenhos, bilhetes, agendas, ofícios e circulares produzidos ao longo do século XX.

O trabalho, que conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), envolve docentes e estudantes da Univates e de outras instituições brasileiras, como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), reforçando seu caráter colaborativo e interinstitucional.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar