O trabalho científico de um pesquisador é contínuo, ou seja, suas descobertas, quando observadas na totalidade, permitem compreender o conjunto do seu trabalho. É desta forma que a ciência avança: aos poucos, com cada trabalho funcionando como a peça de um quebra-cabeça que completa um cenário de pesquisa. E que pode abrir margem para mais perguntas.
Na Universidade do Vale do Taquari - Univates, diferentes equipes trabalham produzindo conhecimento científico. Entre pesquisadores e estudantes – bolsistas de iniciação científica, de mestrado e de doutorado –, são cerca de 500 pessoas diretamente envolvidas buscando na ciência as respostas para a solução de problemas coletivos e de inquietações de pesquisa individual.
A produção acontece em diferentes instâncias Univates, com destaque para os Programas de Pós-Graduação: Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), Biotecnologia (PPGBiotec), Ensino (PPGEnsino), Ensino de Ciências Exatas (PPGECE), Ciências Médicas (PPGCM) e Tecnologia e Gestão Sustentáveis (PPGTECG).
Todos os dias as equipes de pesquisa da Univates divulgam seus achados em publicações periódicas científicas nacionais e internacionais. Semanalmente os artigos científicos mais recentes são destacados no site da Instituição.
Confira o que a Univates publicou mais recentemente
Título do artigo: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE SÍFILIS CONGÊNITA CONFIRMADOS NO MUNICÍPIO DE LAJEADO: 2014-2023
Autoria: Maria Eduarda Xavier Petter, Cássia Regina Gotler Medeiros, Roseléia Regina Halmenschlager, Camila Marchese
Revista científica: Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Do que trata a pesquisa científica: Objetivo: analisar o perfil epidemiológico dos casos confirmados de sífilis congênita no município de Lajeado nos anos de 2014 a 2023. Métodos: estudo epidemiológico descritivo com dados secundários do Sistema de Informações de Agravos de Notificação, obtidos no DATASUS. Foram pesquisadas variáveis sociodemográficas - raça/cor; faixa etária e escolaridade da mãe - e clínico/epidemiológicas - série histórica de casos confirmados de sífilis congênita; realização do pré-natal; momento do diagnóstico da sífilis materna; tratamento da parceria; classificação final da sífilis congênita e evolução. Foi realizada estatística descritiva dos dados coletados, estabelecendo frequências absolutas e relativas das variáveis analisadas. Resultados: Foram registrados 96 casos de sífilis congênita no período, sendo que em 2014 foram confirmados dois casos e em 2023 ocorreram 19 casos. A raça branca predominou com 70,83% dos casos confirmados; a maior parte dos casos ocorreu em mulheres de 25 a 29 anos (29,16%); com ensino fundamental incompleto (32,29%). A maioria realizou o pré-natal (86,45%), o diagnóstico ocorreu durante o pré-natal em 67,7% dos casos e 72,91% das parcerias não realizaram o tratamento. Foram classificados como sífilis congênita recente 89,58% dos casos, ocorreram 7,29% de abortos e 2,08% de óbitos. Conclusão: Verificou-se que o número de casos tem aumentado consideravelmente no período e apesar da maioria das mulheres realizarem o pré-natal, ocorreram falhas importantes na realização do acompanhamento e tratamento, principalmente das parcerias. Recomenda-se novas estratégias para garantir a qualificação do monitoramento e tratamento das gestantes com sífilis e da sífilis adquirida.
Título do artigo: FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPACTOS E DESAFIOS EM SORRISO-MT
Autoria: Kamylla Mayara Gonçalves Rocha e Claúdia Ines Horn
Revista científica: II CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO
Do que trata a pesquisa científica: Este resumo faz parte do projeto de qualificação de mestrado na linha de pesquisa Formação de professores e Estudos do Currículo. Da universidade do Vale do Taquari- Univates Lajeado/RS. A formação continuada de professores desempenha um papel fundamental na qualificação docente e na melhoria das práticas pedagógicas. No contexto da Educação Infantil, essa formação se torna ainda mais relevante, considerando a complexidade do desenvolvimento infantil e a necessidade de práticas educativas alinhadas às demandas dessa etapa. Este estudo tem como objetivo analisar a proposta de formação continuada oferecida pelo Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação (CEMFOR) da Secretaria Municipal de Educação de Sorriso-MT, investigando sua estrutura e os desafios envolvidos. A pesquisa será conduzida a partir de uma abordagem qualitativa, utilizando estudo de caso, análise documental, entrevistas semiestruturadas e observação participante. O estudo encontra-se em fase inicial, e espera-se que os resultados possam contribuir para reflexões sobre o aprimoramento da formação continuada, auxiliando na formulação de estratégias que favoreçam a prática pedagógica e
o desenvolvimento profissional docente.
Título do artigo: Efeitos da irradiação Intravascular de Laser no Sangue (ILIB) na dor e no sono na fibromialgia: relato de caso e revisão da literatura
Autoria: Lucas Marques Fortunato, Giovana Sinigaglia, Charles Francisco Ferreira, João Guilherme Fiorani Borgio e Wania Aparecida Partata
Revista científica: CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO
Do que trata a pesquisa científica: A fibromialgia (FM) se caracteriza por dor musculoesquelética generalizada, acompanhada por distúrbios do sono. A eficácia dos tratamentos para a FM tem se mostrado limitada. A terapia com irradiação intravascular de laser no sangue (ILIB, do inglês Intravascular Laser Irradiation of Blood) parece promissora para mitigar dor e melhorar o sono. Infelizmente, a terapia ainda é pouco explorada na FM. Nosso estudo mostra, pela primeira vez, o relato de caso onde a terapia apenas com ILIB reduziu dor e melhorou o sono de uma mulher com FM. A pesquisa sistemática nas bases de dados PUBMED, Scopus, Embase, Web of Science, Scielo e Lilacs não encontrou estudo usando apenas ILIB na FM, e somente quatro estudos avaliaram essa terapia aplicada com tratamento farmacológico ou não-farmacológico em paciente com FM. Espera-se que os nossos resultados encorajem pesquisadores na elaboração de ensaios clínicos randomizados controlados sobre a terapia com ILIB em pacientes com FM.
Título do artigo: Apagão de professores ou educadores? Uma reflexão entre Myles Horton, Paulo Freire e Rubem Alves
Autoria: Valdene Carvalho Peixoto da Silva, Oberdam de Carvalho Pessoa, Dart Clea Rios Andrade Araújo, Bruno da Silva Dutra, Paula Fernanda Rocha Rodrigues, Elaine Cristina Queiroz Menezes Quixaba, Jeanny Gomes Quixaba Paulo Henrique Vieira de Macedo, Maria Beatriz Pereira da Silva Maria Tereza Freire Carvalho, Elzanira Sousa de Oliveira e Cláudio Lima da Silva
Revista científica: REVISTA OBSERVATORIO DE LA ECONOMIA LATINOAMERICANA
Do que trata a pesquisa científica: O presente estudo faz parte de uma constelação de ideias desenvolvidas na forma de ensaio. Por conta disso, a escrita é convidativa, frente às notícias que envolvem o apagão de professores na Educação Básica por diversos motivos. Nesse sentido, o objetivo busca refletir em torno das diferenças entre professores e educadores tendo como base autores renomados da Educação. Nesse percurso, a metodologia abordada é de natureza qualitativa (Marcone; Lakatos, 2018), bibliográfica (Sousa; Oliveira; Alves, 2021), tendo como fonte primária alguns livros de autores renomados, artigos, dissertações e teses. Os resultados e discussões destacam características, por meio de metáforas pontos e contrapontos entre professores e educadores, identificando através de características uma instigante reflexão em torno de ideologias e metamorfoses nos espaços de ensino. Portanto, o epílogo proposto alarga o perfil do professor para o educador, que neste último, desperta em sua matriz a preocupação, cuidado, estética, ética e o compromisso vivo na alma, a fim de realizar de fato a ação social em suas realidades.
Título do artigo: O PAPEL DA COMPREENSÃO LEITORA NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA SOB O OLHAR DE PROFESSORES
Autoria: ANA PAULA LIMA PEREIRA DA SILVA, KÁRI LÚCIA FORNECK e ENIZ CONCEIÇÃO OLIVEIRA
Revista científica: VIDYA
Do que trata a pesquisa científica: Este artigo investiga as percepções de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre o papel da compreensão leitora no ensino de Ciências da Natureza, com foco na leitura de textos de divulgação científica. A pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, foi realizada com 11 docentes do 5º ano de escolas públicas de um município do interior da Bahia. A análise das respostas a um questionário revelou que, embora os professores reconheçam a importância da compreensão leitora para o desenvolvimento do pensamento crítico, ainda há lacunas na sistematização de práticas pedagógicas que integrem efetivamente a leitura ao ensino de Ciências da Natureza. O estudo destaca a necessidade de práticas de ensino que favoreçam a articulação entre leitura, linguagem científica e prática docente, visando promover uma aprendizagem mais significativa e crítica.
Saiba mais sobre as publicações científicas
Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores – o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem.
As pesquisas científicas podem estar vinculadas a projetos de pesquisa, que seguem as diretrizes institucionais para produção do conhecimento científico, estando vinculadas aos Programas de Pós-Graduação – nesses espaços, em geral, ligadas ao trabalho dos pesquisadores docentes da Univates ou ao trabalho dos mestrandos e doutorandos –, ou também podem ser desenvolvidas nos cursos de graduação como requisito para obtenção dos títulos de bacharel, licenciado ou tecnólogo.
