A complexidade do mundo contemporâneo, marcado por crises climáticas, dilemas socioambientais, transformações culturais e novos modos de ensinar e aprender, é o eixo da coletânea Modos de existência: o que a ciência tem a ver com isso?.
A obra, organizada pelas professoras e pesquisadoras da Universidade do Vale do Taquari Jane Marcia Mazzarino (Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento - PPGAD) e Liana Johann (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão Sustentáveis - PPGTecG), reúne 24 textos distribuídos em dois volumes digitais e já está disponível gratuitamente para leitura.
Volume 1 – Educar para Ser e Poéticas para Viver: provocações para o pensar
O primeiro volume discute educação, sensibilidades e formas de habitar o mundo. Os capítulos questionam práticas pedagógicas, modos de percepção e vínculos afetivos com o ambiente. O volume pode ser acessado aqui.
> Sustentabilidade em pauta – Suzana Feldens Schwertner e Gustavo E. Fischman analisam como pesquisas em educação podem projetar futuros possíveis em um planeta ameaçado.
> Percepções dos(as) professores(as) de Paverama-RS – Fabiane Olegário e Camila G. Sperotto investigam o uso de arquivos como disparadores de planejamento de aulas.
> Biologia e educação – Erisnaldo F. Reis e Andreia A. G. Strohschoen propõem uma abordagem interdisciplinar para promover conhecimentos significativos.
> A potência dos pátios escolares – Bruna M. F. Arnholdt e Jane Mazzarino mostram como os pátios da educação infantil podem ser espaços de encantamento e aprendizagem ambiental.
> Explorando o pensamento computacional – Demson O. Souza, Márcia J. H. Rehfeldt e Maria C. Schorr relatam experiências de introdução do Pensamento Computacional em oficinas pedagógicas.
> As escolas e as enchentes – Angélica V. Munhoz, Lucas George Wendt, Rafael P. Ferreira e Natália H. Schultz criam um dispositivo crítico para pensar impactos de eventos climáticos extremos.
> O eterno retorno da enchente – Tiago Segabinazzi reflete sobre enchentes no Vale do Taquari e os modos de percepção mediados pela tecnologia.
> Ecosofia do eu – Rodrigo Müller Marques propõe uma transformação docente ancorada na interligação entre subjetividade, sociedade e meio ambiente.
> Despertar geopoético e pensamento decolonial – Jean Michel Valandro e Lucas George Wendt debatem geopoéticas e saberes ancestrais para repensar a relação com o território.
> A reconstrução de laços afetivos com a cidade – Lindomar P. de Souza, Derli J. Neuenfeldt, Leonardo Fernandes e Tiago Wagner discutem como o afeto fortalece o cuidado urbano.
> A experiência social em Pandora – Ana Emília Klein analisa a estrutura fragmentada do romance de Ana Paula Pacheco como metáfora da experiência pandêmica.
> Corpos que (re)xistem – Fernanda S. Pinheiro, Tainã de Souza, Nadini da Silva e Lucas H. Belleboni abordam políticas de ações afirmativas voltadas a grupos historicamente invisibilizados.
Volume 2 – Mudanças Climáticas, Saúde, Sustentabilidade
O segundo volume amplia a discussão para crises ambientais, saúde coletiva e alternativas ao modelo econômico dominante. A obra está disponível neste link.
> Impactos das ações antrópicas na Bacia do Rio dos Sinos – Julio C. D. da Silva e Luís F. da S. Laroque analisam a insegurança hídrica provocada pela ação humana e pela variabilidade climática.
> O que as Ciências da Administração têm a ver com a mudança climática – Marlon Dalmoro e Letícia Fantinel propõem cosmopolíticas inclusivas para a justiça socioambiental.
> Questões sociocientíficas e enchentes no Vale do Taquari – Darlan Gass e Sônia E. M. Gonzatti examinam percepções de estudantes sobre a relação entre enchentes e mudanças climáticas.
> Cuidados de enfermagem no infarto agudo do miocárdio – Bruna G. Lanius, Camila Marchese, Paula M. Lohmann e Diego D. de Almeida revisam prontuários para identificar condutas emergenciais.
> Dinâmicas recreativas com idosos em Alta Floresta (MT) – Marilaine C. P. Marques, Jane M. Mazzarino e Mônica M. S. Damasceno apresentam experiências de um projeto de extensão em saúde.
> Cuidado à população LGBTQIAPN+ – Bianca K. Dienstmann, Paula M. Lohmann, Camila Marchese, Cássia R. G. Medeiros e Fernanda S. Adami investigam percepções de equipes de enfermagem.
> Relação entre estado nutricional e fatores de risco cardiovascular – Naiana L. B. Werlang e equipe avaliam adultos e idosos atendidos em ambulatório de nutrição.
> O consumo como ato político – Luciane Franke, Jamile W. Ferreira e Bernardete B. Cerutti discutem redes solidárias como alternativa ao capitalismo.
> Decrescimento e a proteção ambiental na Constituição Federal – Guilherme W. Niedermayer, Emerson Träsel e Luciana Turatti revisam a produção brasileira sobre a Teoria do Decrescimento.
> Distúrbios antropogênicos em comunidades de besouros – Karoline L. Nicásio e colaboradores analisam respostas da fauna a diferentes usos do solo na Amazônia maranhense.
> Indicadores de sustentabilidade para cooperativas agropecuárias – Júlia E. Barden, Alexandre S. Garcia, Fernanda C. W. Sindelar e Carlos C. da S. Cyrne propõem métricas para avaliar impactos ambientais e sociais.
Um convite ao pensamento crítico
“Com linguagem acessível e múltiplas abordagens, Modos de existência não oferece respostas prontas. Em vez disso, abre caminhos para refletir sobre educação, clima, saúde, economia e as relações que sustentam a vida. Em tempos de crises climáticas, sanitárias e sociais, a obra convida leitores a imaginar outras formas de coexistência e a repensar o papel da ciência na construção de futuros mais justos e sustentáveis”, apresentam as pesquisadoras.
