Entre os dias 21 e 24 de outubro, o mestrando Gabriel Lima Bizarro, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, representou a instituição no V Congresso Latino-Americano de Acarologia (V CLAC), realizado em Curicó, Chile. O evento é considerado um dos mais relevantes da área na América Latina e reuniu pesquisadores de diversos países sob o tema “Acarologia em Perspectiva: Conectando Saúde, Sociedade e Sustentabilidade Ambiental”.
Além de estudante, Gabriel também atua como técnico administrativo no Museu de Ciências Univates, e sua participação no congresso teve importância tanto para sua formação acadêmica quanto profissional. Durante os quatro dias de programação, ele acompanhou palestras magnas, apresentações orais e em forma de pôster que abordaram diferentes vertentes da acarologia, ciência que estuda os ácaros, incluindo biodiversidade, ecologia, agricultura, medicina veterinária e forense. “Foi uma ótima oportunidade para conhecer pessoalmente alguns dos pesquisadores cujos trabalhos acompanho na literatura”, relata Gabriel.
O congresso também se destacou pela intensa troca de experiências entre pesquisadores de distintas áreas e nacionalidades, criando um ambiente fértil para networking e colaborações futuras. Um dos momentos mais significativos para o estudante foi a convivência e hospedagem compartilhada com cientistas da UNICAMP e do Instituto Butantan, além de interações com acadêmicos de outros países latino-americanos durante as sessões do congresso, o que permitiu o fortalecimento de vínculos profissionais e o estabelecimento de possíveis parcerias futuras entre os grupos de pesquisa. A experiência marcou a primeira viagem internacional do mestrando, que avalia o momento como um divisor de águas em sua trajetória científica.
“Foi um marco na minha vida acadêmica e profissional. A imersão em um ambiente científico de alto nível, a troca de ideias e a possibilidade de criar novas colaborações são incentivos incríveis”, destaca. “Um diferencial foi ter acesso ao que há de mais atual na área, conhecendo em primeira mão estudos que serão publicados em breve e recebendo insights valiosos de pesquisadores experientes. Espero que o mestrado, e o futuro doutorado, na Univates continuem me proporcionando momentos enriquecedores como este”, afirma.
O mestrado do Gabriel é sobre a acarofauna em plantas aromáticas e sua relação com os compostos bioativos, mas o que ele apresentou no evento não diz respeito ao seu projeto em si, e sim um artigo que escreveu no seu Trabalho de Conclusão de Curso, que será publicado ainda este ano.
Durante o evento, o pesquisador Fernando de Castro Jacinavicius, da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, também apresentou um artigo publicado este ano sobre o catálogo da acarofauna brasileira, para o qual Gabriel e sua orientadora, a professora. Liana Johann, foram convidados a contribuir.
