Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

PPGEnsino

EN ES PT

Detalhes do Projeto de Pesquisa

O ensinar da infância à idade adulta: olhares de professores e alunos

Coordenação: Kári Lúcia Forneck

Pesquisadores:
Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen
Derli Adriano Neuenfeldt
Jacqueline Silva da Silva
Kári Lúcia Forneck
Rogério José Schuck
Silvana Neumann Martins

Órgãos Financiadores:

Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento - FUVATES


Resumo:

Com este projeto, intencionamos investigar diferentes formas de ensinar e de aprender, a partir da seguinte pergunta de pesquisa: como o ensinar da infância à idade adulta se manifesta a partir do olhar de alunos e professores? Para dar conta dessa proposta, há várias perspectivas conceituais convergentes, no intuito de estabelecer um panorama complexo e multifacetado e que dê conta da diversidade e da transversalidade de olhares investigativos que compõem o grupo de trabalho que está desenvolvendo esta pesquisa, entre as quais destacamos: metodologias participativas (VEIGA; FERNANDES, 2017; CORTELAZZO et al., 2018), metacognição e meta-aprendizagem (LEFFA, 2015; FADEL, BIALIK e TRILLING, 2017), escuta sensível (SILVA, 2011), experimentação corporal (NEUENFELDT, 2016), alfabetização científica (CHASSOT, 2006) e tecnologias digitais e educação (SOUZA, MOITA e CARVALHO, 2011; KENSKI, 2014). A metodologia prevê a realização de observações e entrevistas e a aplicação de questionários, bem como a elaboração e o desenvolvimento de propostas de ensino, mediadas ou não por tecnologias digitais. Esperamos dar visibilidade aos fazeres pedagógicos dos professores e dos envolvidos em contextos educacionais, sejam crianças, jovens ou adultos, à medida que nos propomos a refletir sobre as complexas relações que se estabelecem entre esses sujeitos, as diferentes formas de aprender e as diferentes formas de ensinar.

Inscreva-se
Nos envie sua dúvida.
*Erro: Todos os dados devem ser preenchidos
Sua mensagem foi enviada com sucesso!