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PPGEnsino

Detalhes do Projeto de Pesquisa

Formação docente e tendências no Ensino: (re) pensando processos de ensino e de aprendizagem

Coordenação: Marli Teresinha Quartieri

Pesquisadores:
Ieda Maria Giongo
Maria Madalena Dullius
Marli Teresinha Quartieri

Órgãos Financiadores:

Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento - FUVATES


Resumo:
As investigações geradas no grupo têm como pressuposto central pesquisar com a escola em detrimento de sobre ou na escola. Assim, seu intuito consiste em investigar aspectos da formação docente com foco em diferentes tendências, propondo mudanças nos processos de ensino e de aprendizagem desde os Anos Iniciais até o Ensino Superior. Em relação à metodologia de investigação da formação docente, os estudos serão focados, em especial, em ideias de autores que discutem Estudos de Classes, TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge), trabalho colaborativo e mentoring. Igualmente, serão problematizadas diversas tendências no Ensino tais como etnomatemática, atividades experimentais, tecnologias digitais, investigação matemática, buscando fomentar a reestruturação curricular. Em relação à aprendizagem os pressupostos teóricos estão em consonância com a Aprendizagem Significativa para a busca de indícios de aprendizagem; a metacognição com o intuito de analisar como o estudante aprende buscando traçar estratégias para fomentar as habilidades metacognitivas; e, teorizações que apontam questões culturais como preponderantes para a aprendizagem. A produtividade da intersecção destes referenciais ocorre na medida em que, aoproblematizar questões culturais, sociais e/ou conceituais no ensino de determinada área, permite-se que estudantes desenvolvam a capacidade de pesquisar e criar múltiplas formas de aprender. Os dados serão coletados por diversos instrumentos, dentre eles produções de estudantes e professores, gravações de áudio e vídeo, questionários e entrevistas. Espera-se que os resultados obtidos possam provocar mudanças significativas na prática pedagógica dos professores e contribuir com a melhoria do(s) processo(s) de aprendizagem dos estudantes.
Sub projetos
Coordenação: Maria Madalena Dullius
Pesquisador(a):

Italo Gabriel Neide

Marli Teresinha Quartieri

Nelia Amado

Susana Paula Graça Carreira


Fontes Financiadoras:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Fapergs

Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo investigar o ensino e a aprendizagem de conteúdos matemáticos específicos com a integração de tecnologias digitais e analisar as potencialidades de diversas sequências de tarefas. O referencial teórico se fundamenta em autores que discutem a integração de tecnologias nos processos de ensino e de aprendizagem, bem como os conhecimentos necessários para esta integração (TPACK) e na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A pesquisa seguirá pressupostos de Design Based Research (DBR) que é um tipo de investigação que envolve diversos ciclos envolvendo as fases de preparação, realização e análise retrospectiva de uma experiência de design e nos instiga a um constante redesenho das experiências de ensino que serão desenvolvidas. O campo de investigação são estudantes da Educação Básica e de Graduação e professores e mestrandos/doutorandos participantes de processos de formação continuada. O estudo de integração das tecnologias na prática dos professores e mestrandos/doutorandos, será fundamentado em princípios da perspectiva teórica do Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) que aborda que o ensino de qualidade requer o desenvolvimento de uma compreensão das complexas relações entre tecnologia, conteúdo e pedagogia e a partir disso buscaremos estabelecer estratégias específicas no contexto específico dos envolvidos. Em relação aos estudantes, utilizaremos pressupostos da teoria da Aprendizagem Significativa para buscar indícios se a integração das tecnologias nas aulas por parte dos docentes potencializou a aprendizagem significativa dos envolvidos, motivando-os e proporcionando-lhes melhores condições para relacionarem os novos conhecimentos com os já existentes em sua estrutura cognitiva. As missões de estudo e trabalho em Portugal visam discutir com professores portugueses os avanços da utilização das tecnologias no ensino da Matemática e os resultados da aprendizagem naquele país; discutir como acontece o processo de formação continuada de professores em Portugal e identificar como é a integração das tecnologias nas aulas do referido país. Os dados serão coletados das aulas observadas, de gravações de áudio e vídeo, de produções dos estudantes e professores, de entrevistas e das reuniões de trabalho dos pesquisadores, professores e mestrandos/doutorandos. Almeja-se que as sequências de tarefas desenhadas e redesenhadas com os professores e mestrandos/doutorandos permitam aos estudantes vivenciarem novas experiências nas aulas de Matemática, motivando-os a uma participação ativa nesse processo, proporcionando uma aprendizagem mais significativa. O desenvolvimento da proposta visa fomentar a internacionalização dos Programas de Mestrado/Doutorado, por meio de missões de estudo e de trabalho em parceria com pesquisadoras de Portugal, onde acompanharemos experiências de integração das tecnologias em sala de aula e discutiremos questões teóricas e metodológicas. Esperamos que as experiências vivenciadas no contexto da internacionalização possam ser socializados com docentes e discentes dos Programas envolvidos, enriquecendo a formação profissional dos mesmos.
Coordenação: Marli Teresinha Quartieri
Pesquisador(a):

Maria Madalena Dullius

Italo Gabriel Neide

 


Fontes Financiadoras:
Projeto aprovado pelo edital de internacionalização - EDITAL FAPERGS/CAPES 06/2018

Resumo:
Este projeto de pesquisa, intitulado “Atividades experimentais e tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem, na área de Ciências e Matemática”, tem por objetivo investigar como o uso de tecnologias digitais e de atividades experimentais possibilita melhorias nos processos de ensino e de aprendizagem de Ciências e Matemática nos diversos níveis de Ensino. O referencial teórico é composto por autores que problematizam o uso de tecnologias digitais e atividades experimentais nos processos de ensino e de aprendizagem, em particular na área de Ciências e de Matemática, nos diversos níveis de Ensino. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, e o campo de investigação são estudantes e professores da Educação Básica e da Graduação (Cursos de Engenharias). Destaca-se que os diferentes atores envolvidos serão agentes ativos do processo, participando do estudo, elaboração, exploração, avaliação de sequências de atividades, considerando o “bom uso” de tecnologias digitais e de atividades experimentais. Em relação aos docentes, pretende-se usar pressupostos da Lesson Study, objetivando que, em grupos, formulem objetivos; planejem sequências de atividades; observem aulas de seus colegas, aplicando as sequências de tarefas; coletem dados para analisar a reação dos alunos e (re)formular as sequências desenvolvidas e compartilhem resultados decorrentes da experiência. Quanto aos alunos, tem-se o intuito de utilizar pressupostos da metacognição, visando identificar o seu processo de aprendizagem quando utilizam atividades experimentais e tecnologias digitais, promovendo espaços para que eles se autoconheçam o suficiente e, assim, traçar as melhores estratégias para a compreensão de um determinado conteúdo. O acompanhamento de experiências na Espanha tenciona conhecer como ocorre, em sala de aula, no país em questão, a integração das tecnologias digitais e atividades experimentais, possibilitando vivenciar situações de práticas nesse contexto, aproveitando as experiências para compartilhar o referido projeto. Os dados da pesquisa serão coletados por meio de diversos instrumentos, tais como: diário com registro das aulas observadas, gravações de áudio e vídeo, relatórios de professores sobre práticas desenvolvidas, produções dos estudantes, análise de roteiros-guia, questionários, entrevistas. Destaca-se que a pesquisa seguirá pressupostos da Investigação Baseada em Design, pois essa metodologia tem como uma de suas características incidir sobre problemas com os quais os professores se deparam no seu processo de ensinar, buscando promover a aprendizagem dos estudantes, possuindo uma forte orientação teórica. Além disso, é um tipo de investigação que envolve diversos ciclos referentes às fases de preparação, realização e análise retrospectiva de uma experiência de Design. A análise dos resultados ocorrerá por meio da interpretação das decisões tomadas pelo grupo de pesquisadores, consideradas fundamentais para o avanço da investigação e novas implementações nas atividades, utilizando-se também algumas características da análise textual discursiva. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam incentivar a integração das tecnologias digitais e atividades experimentais nas aulas de Ciências e Matemática, tornando-as mais dinâmicas e interativas aos alunos e, aos professores, oferecer novas possibilidades para o fazer pedagógico. Ademais, o intuito é contribuir para a mobilidade acadêmica e o desenvolvimento profissional dos professores, fomentando a produção de dissertações no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas, bem como dissertações e teses no Programa em Ensino, tendo, como objeto de análise, as experiências internacionais e nacionais emergentes desta pesquisa.
Coordenação: Ieda Maria Giongo
Pesquisador(a):
Franco Favili 
Ieda Maria Giongo
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Marli Teresinha Quartieri
Sônia Elisa Marchi Gonzatti 

Fontes Financiadoras:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Fapergs

Resumo:
A presente proposta tem como objetivo central efetivar um estudo acerca de como estudantes de 3o e 4o anos do ensino fundamental de escolas públicas do Vale do Taquari, RS, Brasil, e da da região de Pisa, Itália, resolvem tarefas investigativas de geometria. A investigação será conduzida, no Brasil, por integrantes do grupo de pesquisa Práticas, Ensino e Currículos (PEC/ CNPq/Univates) da Universidade do Vale do Taquari, de Lajeado, RS e, na Itália, por pesquisadores liderados pelo professor Franco Favili, daUniversidade de Pisa. Os aportes que sustentarão a pesquisa estão em consonância com o campo da etnomatemática em seus entrecruzamentos com ideias que preconizam a importância do ensino de geometria por meio de atividades investigativas. A produtividade da intersecção destes referenciais se dá na medida em que a etnomatemática é um campo da educação matemática interessado em problematizar questões culturais no ensino, enquanto o estudo da geometria, vinculada às distintas culturas e por meio de tarefas investigativas, permite que os estudantes desenvolvam a capacidade de pesquisar e criar múltiplas formas de resolver situações demandadas. Qualitativa e com inspirações etnográficas, a investigação contará com a emergência de materiais de pesquisa compostos por escritos produzidos pelos estudantes, filmagens e gravações das práticas pedagógicas efetivadas e entrevistas com discentes e professores. Com a análise desses materiais, por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) espera- se que: a) os estudantes envolvidos desenvolvam a capacidade de criar estratégias matemáticas distintas, compreendendo que estas são construções humanas vinculadas às necessidades do tempo histórico; b) os resultados da investigação a serem apresentados em congressos e submetidos a periódicos da área disseminem possibilidades e limitações de outros modos de ensinar, aprender e avaliar em Matemática; c) a implementação de uma agenda com recomendações acerca dos processos de ensino e aprendizagem em matemática que contemple as necessidades contemporâneas da educação nos anos iniciais do ensino fundamental, d) a efetivação de estudos entre os contextos do Vale do Taquari e da região da Toscana, Itália, no que se refere aos processos de ensino, aprendizagem e avaliação de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, e) a consolidação e expansão da internacionalização dos Programas Stricto Sensu da Univates, a saber Programa de Pós-Graduação em Ensino e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas, f) a Integração de estudantes de graduação, pós-graduação e professores da escola básica brasileiros no contexto da escola básica Itália e g) o tensionamento dos discursos que apregoam ideias de que a aprendizagem em matemática é difícil, além de estar condicionada ao uso de algoritmos padronizados, independente da cultura que a gerou.
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