Centro Clínico realizou mais de 105 mil atendimentos em 2017

Postado em 02/02/2018 14h32min e atualizado em 08/05/2018 09h08min

Por Nicole Morás

Nicole Morás

Atendendo exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Centro Clínico da Univates reúne e administra todos os atendimentos realizados pela Instituição na área da saúde. Só em 2017 foram realizados mais de 105 mil atendimentos a usuários do Vale do Taquari nas oito áreas de atendimento, ou seja, o Ambulatório de Especialidades Médicas, o Ambulatório de Nutrição, a Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde, a Clínica-Escola de Fisioterapia, a Farmácia-Escola, o Laboratório de Análises Clínicas, o Laboratório de Fisiologia do Exercício e o Centro de Atendimento Materno-Infantil.

Só no Centro Materno-Infantil, por exemplo,  inaugurado em março de 2017, foram realizados 1.643 atendimentos no último ano. E esse número deve aumentar, já que será ampliado o número de estudantes de Medicina que atuam no local. Já o Laboratório de Análises Clínicas realizou 14.482 exames de apoio a diagnósticos.

De acordo com o coordenador técnico do Centro Clínico Univates, Carlos Sandro Dornelles, o local atinge seu objetivo de ser um espaço de integração entre o ensino, a rede de serviços e a comunidade atendida em suas demandas. “O atendimento vem ocorrendo de forma integrada com a atenção primária, pois os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde, e também com as instâncias terciárias de atenção à saúde, como os hospitais. Isso impacta na resolutividade do sistema de referência e contrarreferência, melhorando o acesso e o processo da assistência às pessoas do Vale do Taquari”, explica ele.

O acesso aos serviços do Centro Clínico ocorre exclusivamente pelo SUS, de modo que o paciente deverá realizar a primeira consulta em uma Unidade Básica de Saúde do seu município. Caso haja necessidade, o médico da Unidade Básica de Saúde pedirá o encaminhamento para a Secretaria de Saúde, que agendará a consulta. Em caso de necessidade de procedimentos de alta complexidade, o paciente será encaminhado ao hospital por meio do Centro Clínico.

Número de atendimentos por área