Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates realiza campanha preventiva em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

Postado as 16/07/2019 08:49:37

Por Lais Pontin Matos

A Universidade do Vale do Taquari - Univates realizará, no dia 29 de julho, segunda-feira, uma campanha alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. A ação, coordenada pelo Centro Clínico em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Universidade e o Serviço de Atenção Especializada (SAE), objetiva chamar a atenção de estudantes e funcionários da Instituição para a prevenção e o rastreamento das hepatites B e C, os subtipos mais graves da doença. 

Elise Bozzetto

 

A ação ocorrerá das 13h às 16h em três locais do campus: no Centro de Convivência (Prédio 09) e em dependências do Prédio 08, com a distribuição de preservativos femininos e masculinos e fôlderes explicativos sobre as hepatites virais. As atividades ainda contemplam testes rápidos com fim de diagnosticar infecções sexualmente transmissíveis (as hepatites B e C, sífilis e HIV), com aconselhamento individual, no Ambulatório de Saúde do Prédio 07. Obtenha mais informações a respeito da ação pelo fone (51) 3714-7026. 

Diagnóstico e prevenção

A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu, em 2010, a data de 28 de julho como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, no Brasil, de 1999 a 2017, 718.837 pessoas foram diagnosticadas com os subtipos da doença. A prevalência de casos de hepatites virais incide sobre populações acima dos 40 anos. 

Conforme elucida a enfermeira e coordenadora da UBS Universidade, Patrícia Ana Muller, “a hepatite é a inflamação do fígado e nem sempre apresenta sintomas. Muitas pessoas só percebem que estão acometidas pelos subtipos B e C quando as manifestações da doença já estão críticas”. Se não tratada adequadamente, a doença pode gerar complicações graves, como cirrose ou câncer no fígado.

O diagnóstico precoce das hepatites B e C evita, determinantemente, a transmissão ou a progressão das enfermidades. “Os testes que identificam essas doenças estão disponíveis em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como a vacina que previne a hepatite B”, explica Patrícia.

A enfermeira alerta para as formas de prevenção das hepatites, que são acessíveis a todos. “As pessoas devem usar preservativos em relações sexuais, exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagens e piercings, na manicure e pedicure, e evitar compartilhar qualquer material perfurocortante, como lâminas de barbear ou de depilar”, finaliza.