Saúde Univates atende mais de 28 mil pessoas em 2019

Postado as 21/01/2020 08:44:10

Por Nicole Morás

Em 2019, os serviços do Saúde Univates, vinculados à Universidade do Vale do Taquari - Univates, somaram mais de 28 mil pessoas atendidas. Entre exames, consultas e procedimentos, foram registrados mais de 140 mil atendimentos realizados por profissionais e estudantes vinculados aos cursos do Centro de Ciências Médicas e do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.

Lucas George Wendt

Com atividades iniciadas em janeiro de 2019, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Universidade atendeu 3.489 pessoas em 6.583 consultas. A unidade fica localizada no Prédio 22 da Univates e atende não só moradores do bairro Universitário, mas também de outras localidades de Lajeado, no horário das 13h às 17h e das 18h às 22h.

No Ambulatório de Especialidades Médicas, que também fica no Prédio 22 da Instituição, foram realizadas 11.525 consultas, sendo 9.460 consultas médicas e 2.065 consultas multiprofissionais. Além disso, foram feitos 3.538 exames e procedimentos. O Ambulatório de Especialidades Médicas supre a necessidade antes existente de a população se deslocar para Porto Alegre para ter acesso a serviços de saúde de média complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme o diretor do Saúde Univates, Jairo Hoerle, a atuação da Instituição se deu de forma natural, a partir da concretização das práticas de ensino que já eram realizadas pelos cursos da área da saúde e da ampliação dos atendimentos nos espaços qualificados que existem no campus.

Foi possível ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, diminuir o tempo de espera e aumentar a resolutividade para o restabelecimento da saúde. A parceria da Univates com entes públicos do Vale do Taquari permitiu a abertura de espaços e novas possibilidades de atendimentos à população. Para 2020 é possível projetar um aumento na oferta de serviços de saúde, a criação de novas parcerias e programas de qualificação para as pessoas
Diretor do Saúde Univates, Jairo Hoerle

Rodrigo Balbueno

O serviço que contabilizou mais atendimentos foi a Farmácia-Escola. Durante todo o ano passado foram 71.959 atendimentos, 15.082 pacientes e cerca de 6.000 fórmulas manipuladas, todas elas por meio do SUS.

Para 2020, o Laboratório de Análises Clínicas Univates teve sua estrutura renovada e ampliou sua área de atendimento ao público. Localizado no andar térreo do Prédio 16, é onde ocorrem os exames clínicos do Ambulatório de Especialidades Médicas, da Unidade de Pronto Atendimento e de diversos planos de saúde. “Em 2019 foram mais de 25 mil exames”, acrescenta Hoerle.

Formação qualificada na área da saúde

A oferta dos serviços na área da saúde beneficia a população, que tem acesso aos atendimentos por meio de convênios com prefeituras do Vale do Taquari, e também os estudantes da Univates, que podem aproximar a teoria e a prática e qualificar sua formação. Exemplo disso foi o reconhecimento recente do curso de Odontologia, avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). Os avaliadores deram destaque para a infraestrutura considerada “de ótimo padrão” e também deram ênfase para o currículo do curso, que apresenta uma estrutura inovadora e diferenciada.

A pró-reitora de Ensino da Universidade, Fernanda Storck Pinheiro, ressalta a excelência do curso de Odontologia, que, segundo ela, conta com uma proposta pedagógica diferenciada, professores sintonizados com a área profissional e infraestrutura de extrema qualidade. “Na visita que fizeram à Univates, os avaliadores puderam verificar tudo isso e, a partir dos critérios utilizados pelo próprio MEC, reconheceram que o que estamos oferecendo é um curso de excelência. Durante a graduação, o estudante tem contato com a área de formação específica, mas também com a sua futura área de atuação em conjunto com outros profissionais da saúde, o que qualifica ainda mais a sua formação”, conta.

Confira o número de atendimentos do Centro Clínico Univates em 2019

Ambulatório de Especialidades Médicas: 10.164 consultas e 3.538 exames e procedimentos realizados

Ambulatório de Nutrição: 2.478 atendimentos

Centro de Atendimento Materno-Infantil: 3.856 atendimentos