Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Laboratório Univates conta com atendimento diferenciado

Postado as 11/03/2020 10:59:02

Por Nicole Morás

Na última terça-feira, 10, foi inaugurado o novo espaço do Laboratório Univates (LAC), o serviço de análises clínicas da Univates. A cerimônia foi realizada no auditório do Prédio 16 e houve desenlace da fita inaugural do novo espaço, que fica localizado no primeiro andar do Prédio 16.

Nicole Morás

Na ocasião o reitor da Univates, Ney José Lazzari, destacou os benefícios que os serviços do Saúde Univates têm proporcionado à população do Vale do Taquari. “Há alguns anos, por exemplo, um senhor morador de Arvorezinha precisava sair às 5h da manhã para um exame de 15 minutos em Porto Alegre com transporte da Prefeitura, retornando para casa à noite. Hoje, por meio de convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Taquari, esse mesmo senhor tem acesso a exames e consultas com especialistas aqui na Univates. Os ganhos de qualidade de vida para ele não podem ser mensurados financeiramente” disse ele.

Lazzari acrescentou que as estruturas da área da saúde também são importantes para a formação de estudantes. “Além de serem utilizados para as aulas, espaços como o Laboratório Univates se tornaram importantes para a realização de estágios na área da saúde e para a formação desses profissionais. Como a estrutura ficava ociosa parte do tempo, por que não disponibilizá-la para benefício da população?”, indagou ele.

Nicole Morás

 

O diretor dos Serviços em Saúde da Univates, Jairo Luís Hoerlle, lembrou a história do LAC, que teve sua estrutura renovada e ampliou sua área de atendimento ao público para a realização de exames clínicos do Ambulatório de Especialidades Médicas, da Unidade de Pronto Atendimento e de diversos planos de saúde.“Realizamos novos convênios para atendimentos e temos possibilidade de realizar até 100 mil exames por mês”, explica Hoerlle.

Nicole Morás

 

Representando o prefeito de Lajeado, o  coordenador administrativo da Secretaria de Saúde Marcos Naher disse que Lajeado é uma cidade dinâmica que cresce em termos de desenvolvimento e necessidades. “A parceria do município com a Univates é muito exitosa, servindo de exemplo para outros municípios. Já tive a oportunidade de conhecer o laboratório, uma parceria que temos para exames do município. Esses exames são anexados no prontuário do paciente, então toda a rede tem acesso a esses exames e já foi um passo bem importante que a gente deu”, disse ele.

No novo espaço do LAC, no primeiro andar do Prédio 16 da Univates, foi construída uma ampla recepção, com novas salas de coleta. O horário do atendimento também passou por alterações: de segundas a sextas-feiras, das 6h30min às 18h30min, sem fechar ao meio-dia, e aos sábado, das 7h às 12h. Outro diferencial é a agenda. Além do atendimento por demanda (por ordem de chegada), é possível agendar a coleta e, ao chegar, o paciente será atendido no horário marcado.

Nicole Morás

Saiba mais

O Laboratório de Análises Clínicas Univates foi inaugurado em 2011 para atender às demandas de ensino e de pesquisa dos cursos da área da saúde da Instituição. Em 2016 sua estrutura foi reorganizada a fim de prestar serviços de análises clínicas para o Ambulatório de Especialidades Médicas da Univates e, em 2018, passou a suprir também as demandas dos exames periódicos dos funcionários da Universidade e dos colaboradores conveniados à Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo.

Em 2019, passou por mais adaptações, tornando-se 24h, para atender à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lajeado e, no final do mesmo ano, reformou toda a sua estrutura para melhor atender ao público externo.

Nicole Morás

O laboratório conta com os seguintes espaços: recepção, sala de espera, quatro salas de coleta - sendo uma infantil -, microscopia; microbiologia e micologia; hematologia, parasitologia e urinálise, bioquímica e imunologia, compondo a área técnica do laboratório; almoxarifado, sala de esterilização, depósito de materiais de limpeza, expurgo e sala administrativa.

O Laboratório de Análises Clínicas Univates busca o fortalecimento do elo entre a classe clínica e os usuários por meio da realização de exames voltados à atenção básica à saúde, à prevenção de doenças e ao apoio a tratamentos médicos.