Promovido pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, o IX Congresso de Ciência, Tecnologia e Conhecimento encerra na quarta-feira, 09 de julho, com programação voltada a cientistas. Estudantes, bolsistas de projetos de extensão ou de pesquisa, professores, pesquisadores e membros da comunidade acadêmica da Univates e de outras instituições ainda podem se inscrever nas atividades do evento clicando aqui.
O objetivo do Congresso é integrar a comunidade acadêmica envolvida na graduação, na pós-graduação stricto sensu, na pesquisa e na extensão. Além de compartilharem experiências, os participantes do evento poderão conhecer estudos, pesquisas e ações de extensão realizados na Univates e em outras instituições de ensino. Os alunos de Iniciação Científica aprenderão métodos e técnicas de pesquisa, o que os estimulará a desenvolver o pensamento científico, crítico e criativo.
O IX Congresso de Ciência, Tecnologia e Conhecimento é uma celebração à diversidade do pensamento científico. Trata-se de um evento que busca inspirar atuais e futuros cientistas, propiciando um ambiente favorável à descoberta de possibilidades e demonstrando o impacto que a ciência pode ter em trajetórias acadêmicas e profissionais.
Programação
08 de julho, terça-feira
Manhã
Programação dos PPGs
PPGECE e PPGEnsino
Local e horário: auditório do Prédio 9, das 9h às 10h45min
Dialogando com egressos dos Programas de Pós-Graduação em Ensino e em Ensino de Ciências Exatas
Convidados: doutorando Delano Carneiro de Almeida
Dra. Nayara França Alves
PPGAD
Local e horário: sala 103 do Prédio 11, das 9h às 11h
Políticas públicas e diversidade socioambiental
Convidada: Dra. Leonice de Fátima Alves Pereira Mourad
Coordena a Diretoria de Articulação Interfederativa do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Senapir/MIR).
PPGCM e PPGBiotec
Local e horário: auditório do Prédio 7, das 9h às 11h
Desafios e potencialidades de estudos longitudinais para a saúde da população: as coortes de nascimento de Pelotas como exemplo
Convidada: Dra. Luciana Tovo Rodrigues
Coordena o Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Para todos os alunos de pós-graduação stricto sensu
Horário: a partir das 11h
Saúde mental na pós-graduação: como lidar com os desafios?
Convidado: Me. Fernando Godoy Pereira das Neves
Atua como psiquiatra
Tarde
Local: quadra do Complexo Esportivo da Univates
Das 13h30min às 15h: apresentações*
Das 15h às 15h30min: café
Das 15h30min às 17h: apresentações*
09 de julho, quarta-feira
Manhã
Das 8h às 12h: apresentações virtuais*
Das 8h às 12h: apresentações dos bolsistas MAI/DAI
Tarde
Local e horário: auditório do Prédio 7, a partir das 13h30min
Apresentações dos destaques
Palestra de encerramento - Divulgação científica: conectando pesquisa e sociedade, com Rodrigo Temp Muller, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Menções honrosas
*Para acessar a programação de apresentações de trabalhos, clique aqui.
-
Mais informações sobre o IX Congresso de Ciência, Tecnologia e Conhecimento podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5614, ou pelo e-mail congressopesquisa@univates.br.