A sala de aula virou uma verdadeira vitrine do universo da Psicologia. Com criatividade e dedicação, estudantes do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Taquari – Univates apresentaram, por meio de objetos, imagens, textos e encenações, doze campos distintos de atuação profissional da área. A iniciativa integra as atividades de formação e aproxima os alunos das múltiplas possibilidades que a profissão oferece no contexto contemporâneo.
"Então, a minha sala está linda, cheia de símbolos materializando 12 campos de atuação da Psicologia. A turma de Psicologia Ciência e Profissão, do 1º semestre, esteve ativamente engajada neste desafio e atingiu um resultado que impressiona. Com muita criatividade e imaginação, se dedicaram à elaboração de um produto que materializa cada área da Psicologia. No início do semestre B, a partir do dia 30 de julho, os produtos estarão expostos no Hall do Prédio 7, para que mais pessoas possam prestigiá-los", comenta, entusiasmada, a coordenadora do curso, professora Liciane Diehl.
A proposta não apenas reforça os conteúdos desenvolvidos em sala de aula, como também evidencia o compromisso da Univates em formar psicólogos e psicólogas preparados para os desafios e demandas da sociedade. Ao todo, foram trabalhadas representações dos seguintes campos de atuação: Psicologia do Trânsito; Psicologia Escolar/Educacional; Psicologia Jurídica; Psicologia Clínica; Psicologia Hospitalar; Psicologia Social; Neuropsicologia; Psicopedagogia; Psicomotricidade; Psicologia do Esporte; Psicologia em Saúde; e Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT).
Para a estudante Luiza Tasca Brandão, “realizar a atividade proposta pela professora foi, sem dúvida, uma das experiências mais significativas do meu 1º semestre do curso. A proposta nos levou a criar alternativas para transformar os conceitos teóricos da Psicologia Social em algo concreto, visual e simbólico. Para mim, a maior riqueza dessa atividade foi justamente esse desafio: articular a teoria com a prática, trazendo a Psicologia para o campo do sensível e da estética”, diz ela.
“A construção do Vaso: Crescimento Coletivo, com diversas mudas de plantas, se tornou também uma metáfora pessoal sobre como crescemos em conjunto com o necessário respeito à diversidade, como somos formados a partir da interação com o outro e com o contexto social e como nossas raízes sociais nos sustentam e nos influenciam mesmo quando não percebemos. Foi mais do que uma tarefa acadêmica, foi uma experiência de integração entre pensamento, criação e identidade. E acredito que isto é exatamente o que a Psicologia busca: compreender o ser humano em sua complexidade, dentro do mundo real e das relações que o constituem”, complementa ela.
Formação comprometida com a ética, a ciência e os direitos humanos
O curso de Psicologia da Univates tem como objetivo formar profissionais qualificados, capazes de atuar de forma crítica, ética e comprometida com a transformação social. A proposta pedagógica articula conhecimentos específicos e transversais, preparando os egressos para compreender e intervir nos diversos contextos nos quais o sujeito está inserido.
Essa formação se ancora em princípios como a dignidade humana, a promoção da saúde integral, a justiça social e os direitos humanos. Os estudantes são instigados, desde os primeiros semestres, a refletir sobre as dimensões sociais, políticas, econômicas, ambientais e culturais que impactam o desenvolvimento humano e a saúde mental da população.
Entre os diferenciais do curso, destacam-se duas ênfases formativas: Psicologia em Contextos Psicoterápicos e de Avaliação e Psicologia em Contextos Sociais e Institucionais. Esses percursos permitem aprofundamento em áreas específicas, sem perder de vista a formação generalista e interdisciplinar prevista pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.
Um curso conectado com a realidade regional
A formação na Univates é atenta ao contexto do Vale do Taquari, onde predomina uma forte presença dos setores agrícola e industrial, destino prioritário para imigrantes de diversos países, além de ser uma região impactada por efeitos climáticos de grandes proporções. Essas realidades demandam profissionais capazes de refletir sobre o campo de atuação do psicólogo, reconhecendo a diversidade de perspectivas epistemológicas e teórico-metodológicas. Devem, ainda, ser capazes de atuar na criação de estratégias que contemplem ações de promoção à saúde, prevenção de enfermidades e intervenções terapêuticas e psicoterapêuticas que colaborem para o cuidado de situações de sofrimento.
Formação com impacto social
O curso de Psicologia da Univates forma profissionais aptos a atuar em diferentes instituições e campos do saber, como educação, saúde, assistência social, justiça e trabalho. A proposta formativa está alinhada aos desafios da contemporaneidade e busca responder às demandas reais da sociedade, promovendo ações de cuidado, prevenção, promoção da saúde e combate às desigualdades sociais.
A atividade desenvolvida pelos estudantes, ao representar simbolicamente os diversos campos de atuação, mostra que compreender o exercício profissional da Psicologia exige mais do que conhecimento técnico: exige sensibilidade, ética, compromisso social e criatividade — elementos que marcam a formação oferecida pela Univates.
Vestibular de Inverno
A Univates está com inscrições abertas para o processo seletivo dos cursos de graduação presenciais. Para participar do Vestibular de Inverno, o candidato deve realizar a inscrição gratuitamente pelo site univates.br/vestibular ou pelo WhatsApp (51) 3714-7043. As vagas são para ingresso no segundo semestre de 2025, com início das aulas em 30 de julho.
