Pesquisa na área da Ecologia envolve pesquisador sueco

Postado em 10/04/2015 09h38min

Por Tuane Eggers

O pampa gaúcho é um bioma que ainda foi pouco explorado cientificamente. No entanto, uma pesquisa da área da Ecologia da Univates pretende ampliar os estudos sobre a região, e conta com um pesquisador sueco para auxiliar nessa tarefa: o professor Göran Sahlén, da Högskolan i Halmstad.

O docente está atuando no projeto de pesquisa “Efeitos da fragmentação sobre a taxocenose de Odonata em áreas do pampa gaúcho”, recentemente aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), sob coordenação do professor Eduardo Périco. O projeto é um estudo sobre libélulas envolvendo o bioma pampa, e terá duração de três anos.

A colaboração entre os professores Sahlén e Périco iniciou há cerca de quatro anos, quando realizaram intercâmbio de docentes entre as instituições, nos anos de 2011 e 2013, por meio do programa Linnaeus-Palme. Como suas áreas de pesquisa são semelhantes, o professor sueco já visitou a Univates outras duas vezes - esta é a primeira por meio deste projeto de pesquisa. Entre os dias 3 e 5 de abril, inclusive, ele participou da primeira saída de campo, aos municípios de Manoel Viana e São Francisco de Assis.

De acordo com Périco, a ideia é relacionar esta pesquisa ao projeto desenvolvido por Sahlén, desde 2003, no país africano Namíbia, já que as áreas trabalhadas são semelhantes. O professor explica que, há alguns milhões de anos, a África era ligada ao Brasil e, quando ocorreu a separação dos continentes, a fauna dos locais foi se modificando. Porém, o clima e a vegetação, em algumas áreas específicas, são muito parecidos, apesar das áreas do pampa gaúcho serem mais úmidas que as africanas, apresentando rios permanentes e efêmeros, lagos naturais e artificiais, nascentes e pântanos.

Nesse sentido, o objetivo do estudo é avaliar o impacto da fragmentação (ou seja, os impactos causados pela ação humana no manejo do solo, por exemplo) sobre a fauna de libélulas, que são consideradas indicadores de qualidade ambiental. “O pampa possui muitas regiões arenosas, conhecidas como areais, que, provavelmente, são fruto da ação humana. Então, o sentido do estudo é de avaliar como esse efeito entrópico impacta as libéluas e, consequentemente, os demais membros da fauna”, explica Périco.

Pesquisador sueco conta suas impressões

O professor Sahlén comenta que gosta do ambiente da Univates por considerá-la parecida com a sua universidade na Suécia. “É do mesmo tamanho, e sinto aqui um clima amigável na forma como as pessoas interagem. É mais difícil ir para uma universidade maior pela questão do contato, de conseguir compreender bem o que está sendo feito”, conta.

Os ambientes aquáticos visitados na região do pampa chamaram a atenção do pesquisador. “Percebi que os rios, lagos e nascentes não possuem muitos limites entre si, pois um costuma estar diretamente ligado ao outro. São ambientes muito diferentes dos que temos na Suécia e dos que já visitei em outros lugares, então podemos perceber perfeitamente os diferentes habitats. Nos poucos locais que fomos já percebi muitas espécies diferentes, é um ambiente muito rico”, destacou Sahlén.

O pesquisador permanece no Vale do Taquari até a próxima quarta-feira, dia 15, e retorna no mês de outubro, com a previsão de mais um mês de estadia. Além dessas visitas, durante os três anos de pesquisa, Sahlén deve retornar à Univates outras sete vezes para completar o desenvolvimento do estudo.

Doutorando do PPGAD contribui com estudo

O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) Samuel Renner é um dos três estudantes selecionados para bolsas de doutorado sanduíche contempladas pelo projeto de pesquisa. Ele atua diretamente no estudo e já conhecia o professor Sahlén da época em que realizou um intercâmbio acadêmico na Suécia, ainda durante sua graduação em Ciências Biológicas, com bolsa também concedida pelo programa Linnaeus-Palme.

Dessa forma, Renner realizará seu doutorado sanduíche no país europeu e contribuirá com o estudo, que será tema de sua tese de doutorado, orientada pelo professor Périco e coorientada pelo professor Sahlén. Neste período, o estudante irá para a Namíbia, acompanhado do pesquisador sueco.

Além das bolsas de doutorado sanduíche, o projeto de pesquisa também envolverá três bolsistas de pós-doutorado. A previsão é de que sejam selecionados bolsistas da Suécia e de Portugal para auxiliarem no estudo brasileiro.

Texto: Tuane Eggers

Pesquisador sueco Göran Sahlén (ao centro) contribui com estudo de equipe de pesquisadores da Univates

Tuane Eggers

Primeira saída de campo ocorreu, entre 3 e 5 de abril, nos municípios de Manoel Viana e São Francisco de Assis