Alunos de Arquitetura da Univates são finalistas em concurso

Postado em 13/11/2015 14h40min

Por Ana Amélia Ritt

Entre os cinco finalistas do Urban 21, concurso nacional de urbanismo realizado pela revista Projeto Design, está uma equipe de estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Univates. O concurso, que busca abranger arquitetura, paisagismo e transporte, incentivando a prática do desenho urbano entre os estudantes, teve 87 equipes cadastradas e, destas, 64 efetivaram a inscrição por meio do envio de projetos.
Orientados pelo professor César Wagner, os estudantes Lucas Richardt Medeiros, Alexandre Engel Budiner Höllermann, Karina Taís Krein e Artur Pretto Junqueira ficaram entre os finalistas. A equipe elaborou um projeto de revitalização da região do baixo 4o Distrito, em Porto Alegre, que compreende os bairros Navegantes, São Geraldo, Floresta e Marcílio Dias.

Conforme Medeiros, um dos integrantes do grupo, participar de concursos é uma forma de explorar e colocar em prática as teorias aprendidas na universidade. “Podemos, assim, ampliar a experiência e desenvolver nosso potencial, além de sair da graduação com um portfólio maduro e valorizado e expandir nossa rede de relacionamentos. É muito gratificante ter nosso trabalho reconhecido, assim como obter retorno positivo a partir da qualidade do que aprendemos em relação a outras universidades brasileiras”, comenta.

O projeto pensado por eles envolve uma região com grande importância histórica para a cidade de Porto Alegre, com uma antiga área portuária e industrial. A proposta do grupo tem, aproximadamente, 24 hectares e faz parte de um masterplan desenvolvido para a totalidade da área do baixo 4o Distrito. “Nele, foram criadas diretrizes que orientassem o projeto, visando ao desenvolvimento e à qualificação do local, fortalecendo sua relação com o entorno e justificando as mudanças propostas”, explicam os estudantes.

Conforme os acadêmicos, o objetivo foi o aproveitamento de grandes potencialidades da área, trazendo a importância econômica de volta e transformando a área em um centro de cultura e lazer para a população. “Além disso, a partir de diferentes estratégias, procura-se melhorar a mobilidade urbana do local (incentivando meios de transporte alternativos), trazer mais diversidade (arquitetônica, social e de usos) e melhorar a segurança e a qualidade de vida da população que já reside ou que vai residir na área”, afirmam.

Dentre os finalistas, dois projetos receberão a classificação de 1o e 2o lugares e os demais serão contemplados com o diploma de menção honrosa. A premiação ocorre no dia 7 de dezembro, em São Paulo.

Texto: Ana Amélia Ritt

Estudantes Alexandre Höllermann, Karina Krein, Lucas Medeiros com o professor César Wagner.

Artur Dullius

Projeto desenvolvido pelo grupo de estudantes.

Projeto desenvolvido pelo grupo de estudantes.