Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Latec conclui controle de qualidade de concreto na ampliação do HBB

Postado em 07/01/2016 10h52min

Por Ana Amélia Ritt

A última etapa do controle de qualidade do concreto adquirido pelo Hospital Bruno Born (HBB) para sua obra de ampliação foi realizada pelo Laboratório de Tecnologias de Construção (Latec) da Univates no mês de dezembro. O serviço é oferecido a empresas do ramo da construção civil com o propósito de auxiliá-las na determinação de quais ensaios são necessários para o controle da qualidade do seu produto. 
 
No caso do HBB, cerca de 1.250 m³ de concreto usinado foram empregados na ampliação do espaço. “A construtora do hospital entrou em contato com o Latec para realizarmos o controle das cargas de concreto adquiridas ao longo da obra. Com certo tempo de antecedência, éramos avisados sobre a ampliação do hospital pelo engenheiro responsável, informando quando utilizariam novamente o concreto na obra e a quantidade de material utilizado. Nesses dias nos deslocávamos até a obra do HBB e lá procedíamos com o controle das cargas”, conta o funcionário do Laboratório Rodrigo Nicolini Weizenmann.
 
O acompanhamento da qualidade do concreto foi realizado por meio de planilha elaborada pelo Latec. “Toda a obra tem um cálculo estrutural que determina qual resistência o concreto utilizado deve apresentar para que seja possível sustentar seu próprio peso e as demais cargas aplicadas à estrutura. Se o concreto entregue pela concreteira não estiver de acordo com o solicitado pela construtora, os elementos podem sofrer com as cargas aplicadas, gerando fissuras e, no pior caso, resultar no colapso da estrutura”, explica Weizenmann. 
 
Empresas interessadas podem contratar o serviço do Laboratório pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5897, ou pelo e-mail latec@univates.br. Obras residenciais que queiram ter controle dos serviços prestados ou analisar materiais da construção civil também podem procurar o Latec.
 
 
Saiba mais sobre o processo de controle de qualidade
Conforme Weizenmann, cada caminhão utilizado na obra representava um lote de concreto usinado. De cada lote, três amostras foram moldadas para análise da resistência, conforme contrato firmado com a construtora. Uma delas era ensaiada 7 dias após a entrega do lote e, as outras duas, 28 dias após. “Esse é o período que, por norma, o concreto deve apresentar a resistência que o contratante solicita à empresa que o produz”, ressalta. Após a moldagem, o Latec desloca-se até a obra para realizar a coleta das amostras com concreto já endurecido, levando-as à Univates, guardando-as em uma câmara úmida com umidade de temperatura controladas, garantindo a cura ideal do concreto. A ruptura das amostras é realizada em uma prensa servo-hidráulica com certificado de calibração para que não comprometa os resultados obtidos. 
 
Após o processo, o laboratório elabora um laudo de ensaio assinado eletronicamente que agiliza o processo de finalização do serviço prestado. O laudo fica disponível ao cliente no site do Latec permanentemente para eventuais consultas. 
 
 
Texto: Ana Amélia Ritt
Latec oferece serviço no ramo da construção civil, avaliando a qualidade dos produtos.

TV Univates/Reprodução

Notícias Relacionadas