Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Latec realiza controle de qualidade nas obras do Sicredi

Postado em 12/02/2016 08h46min

Por Artur Dullius

A Univates, por meio do Laboratório de Tecnologias da Construção (Latec), fechou recentemente contrato com a Construtora Zagonel para realizar o controle de qualidade do concreto que está sendo empregado na nova unidade do Sicredi. Cerca de 70 cargas, adquiridas pela construtora, já tiveram o concreto analisado, representando aproximadamente 25% dos 1.700 m³ previstos para todo o empreendimento.
 
As obras, iniciadas em setembro de 2015, estão localizadas na Avenida Piraí, em Lajeado, e devem somar área de aproximadamente 5.297 m², compreendidos nos seis andares da construção. O controle realizado pode auxiliar na agilidade da obra. Conforme a construtora, a nova unidade do Sicredi deve estar concluída até abril de 2017.
 
O Latec atua como prestador de serviços para empresas que seguem o ramo da construção civil. O Laboratório analisa a resistência do concreto moldando corpos de prova cilíndricos do material, que são levadas até a Instituição para o acondicionamento em câmara úmida. O processo deve ser feito para que o cimento presente no concreto tenha todas as suas partículas reagidas com a água, fazendo com que a cura do concreto seja adequada e eficaz. 
 
Com o controle da resistência do concreto, é possível ter a certeza de que os elementos vão, ou não, suportar as cargas aplicadas sem nenhum indício de falha. Com a ruptura das amostras em diferentes idades, pode-se remover as escoras das lajes e vigas moldadas antes do período padrão de 28 dias, caso a resistência já esteja satisfatória. Caso o concreto apresente resistência reduzida, pode-se determinar também onde foram descarregadas as cargas, para não necessitar a readequação de toda a estrutura, somente da parte que possivelmente está debilitada. 
 
Interessados podem contatar o Latec pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5897, ou pelo e-mail latec@univates.br. O atendimento ocorre em horário comercial, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira, na sala 115 do Prédio 17.
 
Texto: Artur Dullius
Controle realizado pode auxiliar na agilidade da obra

Tv Univates/Reprodução

Notícias Relacionadas