Biologia: um mundo a ser descoberto

Postado em 10/11/2016 09h16min

Por Nicole Morás

Desde a antiguidade, Aristóteles (384 a 322 a.C.), com suas obras naturalistas, documentando amostras animais e vegetais, enfatizava que conhecer a natureza era uma tarefa de grande importância para a humanidade. Séculos depois, o naturalista britânico Charles Darwin desenvolveu a Teoria da Evolução das Espécies e Seleção Natural e Jacques Cousteau, biólogo marinho, oceanógrafo e explorador francês, contribuiu para popularizar o conhecimento sobre os animais marinhos.

Mais recentemente, em 1990, a bióloga brasileira Mayana Zatz, pesquisadora de alto nível e premiada nas áreas de biologia molecular e genética, atuou para desvendar o código genético dos organismos com o Projeto Genoma, que beneficiou diversas áreas da saúde possibilitando avanços na prevenção e tratamento de doenças genéticas. Séculos depois de Aristóteles, mesmo com o desenvolvimento da tecnologia e de muitas produções científicas, ainda há muitas áreas a serem exploradas pela biologia. Já imaginou ser um desses pesquisadores?

É justamente por meio dos cursos de bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas que são formados novos profissionais que buscam descobertas nessa área e o ensino do conhecimento já existente. De acordo com a coordenadora dos cursos na Univates, professora Temis Bohrer, ser bacharel em Ciências Biológicas é poder atuar nas áreas de meio ambiente, biodiversidade e biotecnologia em um mercado de trabalho formado pela indústria, assim como em autarquias, instituições públicas e privadas, institutos biológicos e em organizações não governamentais voltadas para a preservação do planeta.

“Já para o licenciado em Ciências Biológicas, existe um amplo mercado de trabalho, pois esse profissional é geralmente integrado na área de ensino, tanto em instituições de ensinos fundamental e médio como em escolas públicas ou privadas. Pode atuar, também, em diferentes locais que priorizem a área da educação ambiental”, diferencia a coordenadora dos cursos.

Temis destaca que o curso de Ciências Biológicas da Univates oportuniza quatro práticas de ensino e quatro estágios supervisionados de ensino, buscando atender às necessidades dos ensinos fundamental e médio. “Nossos alunos encontram, desde o início do curso, a possibilidade de atuarem como bolsistas em projetos de pesquisa coordenados por vários professores do curso. Os cursos da Univates buscam formar profissionais capazes de inserirem-se no mercado de trabalho, propondo-se a exercer sua cidadania dentro do mais alto rigor ético e moral”, afirma ela.

Inscrições para o Vestibular
Os cursos de Ciências Biológicas - bacharelado e licenciatura - são opções no Vestibular Univates, que está com inscrições abertas até o dia 23 de novembro, pelo site www.univates.br/vestibular ou no Atendimento Univates. A prova única será aplicada no dia 27 de novembro, domingo, das 13h30min às 18h30min. A seleção destina-se a 45 cursos de graduação e tecnológicos.

Texto: Nicole Morás

Bacharelado e licenciatura estimulam novos conhecimentos e ensino da ciência

Tuane Eggers