Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Agência de Inovação e Desenvolvimento Local (Agil) de Lajeado é fundada em evento realizado no Teatro Univates

Postado as 10/08/2021 17:19:16

Por Nicole Morás

O Teatro Univates, na noite da última segunda-feira, foi palco de um evento histórico para Lajeado: a assembleia de fundação e instalação da Agência de Inovação e Desenvolvimento Local (Agil). A iniciativa é resultado de um movimento da quádrupla hélice, formada por Universidade, governo, empresas e comunidade, que teve início em 2018. 

Ana Luisa de Mattos Reckziegel

 

Na saudação inicial, o presidente da Fundação Univates, Ney José Lazzari, destacou que está se fazendo história com a fundação da Agil, que representa a consolidação de um processo de quase três anos. 

“Mesmo com uma pandemia nesse período, chegamos a este momento hoje. A agência é um braço operacional e uma ferramenta para a construção do novo, de um ambiente de inovação e preocupação com o futuro. Um futuro em que temos que trabalhar com desafios como mobilidade urbana, sustentabilidade ambiental, retenção e qualificação de talentos e geração de oportunidades. O grande objetivo do Pro_Move Lajeado é transformar o município em uma cidade inovadora, com qualidade de vida, e ampliar conhecimento. Hoje damos um importante passo rumo a esse objetivo”, relatou. 

Ana Luisa de Mattos Reckziegel

Representando a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Cristian Rotta Bergesch falou sobre as transformações do setor, garantindo que em momentos desafiadores como o de uma pandemia as empresas que triunfam são aquelas que fazem diferente. “Momentos difíceis impõem processos de mudança. O ambiente nas empresas está pronto para novas tecnologias. Com a Agil, as empresas saberão inovar”, explicou. Bergesch acrescentou que o Vale do Taquari é reconhecido pelo cooperativismo, por ser o Vale dos alimentos, um hub da construção civil e com destaque nas atividades na área da saúde em todo o Estado. 

“São indústrias tangíveis, concretas, que têm um legado. Há um paradigma que precisa ser desmistificado. Negócios tradicionais também podem usufruir da inovação. Precisamos sair do Vale, aproveitar este momento disruptivo”, finalizou.

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, declarou que 9 de agosto de 2021 foi um dia muito especial. Além da constituição da Agil, Lajeado viu acontecer a concretização de outro projeto da cidade, o Pacto Lajeado pela Paz, uma política pública voltada a estudantes do 1º ao 9º ano de todas as redes de ensino. “Além de trabalhar a capacidade socioemocional, o programa traz consigo a educação empreendedora. O Pro_Move e o Pacto se unem por meio do material desse programa”, afirmou.

Representando a Reitoria da Universidade do Vale do Taquari - Univates, a vice-reitora e pró-reitora de Ensino, professora Fernanda Storck Pinheiro, falou em nome da reitora Evania Schneider, ressaltando a visão definida para a Univates em 2015 de ser uma universidade de impacto social, cultural, econômico e tecnológico. “Essa visão é uma grande promessa, e demos um grande passo hoje. Somos agentes desse movimento, e a Agil aproxima a Universidade, governo, empresas e comunidade. Queremos contribuir enquanto Universidade para além da estrutura, com pesquisa, ensino, extensão e ciência, cuja importância ficou muito clara nos últimos 18 meses”, esclareceu. Fernanda destacou ainda os ambientes de inovação da Universidade, como o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) e a Incubadora Tecnológica (Inovates).

Representando o conselho de administração da Agil, que foi formado durante a assembleia, o vice-presidente do Hospital Bruno Born (HBB), o médico Marcos Frank, lembrou da história das entidades que se uniram pela realização da agência. “Lajeado tem mais de 100 anos. A Acil tem 100 anos. O HBB surgiu há 90 anos e hoje estamos entre os melhores hospitais do País. Se levarmos em conta apenas cidades com menos de 100 mil habitantes, temos o melhor hospital do Brasil. A Univates tem 52 anos”, destacou. Em sua fala, ele destacou os caminhos que conduziram Lajeado ao que a cidade é hoje. “O primeiro caminho é o rio Taquari, o segundo caminho é a BR-386 e o terceiro caminho é a avenida Avelino Talini - onde estão acontecendo os encontros das mentes”.

“Lajeado é a 13ª cidade mais desenvolvida do Brasil, a primeira do Estado e a sétima melhor cidade do Brasil para pessoas com mais de 60 anos viverem”. Para Frank, Lajeado chega a esse momento com a provocação da Univates, o apoio do poder público e a participação das empresas e comunidade. “Somos competitivos e podemos ser ainda mais. No nosso vocabulário estarão palavras novas, como inovação, ecossistema, governança”. 

Durante o evento também foi apresentado o diretor executivo da agência, Cristiano Zanin, que tomou posse na ocasião. Em sua fala, Zanin destacou que a fundação da Agil é um marco nas realizações da inovação em Lajeado e, por extensão, no Vale do Taquari. “Estamos aqui para fazer história. É clichê dizer que as mudanças estão acontecendo num ritmo cada vez mais rápido. Como inovar?”, perguntou. “Convergindo os atores para as potencialidades do local. O Pro_Move Lajeado é uma dessas ações, com o propósito de criar vantagens competitivas locais de longo prazo envolvendo academia, empresas, poder público e comunidade. Estar aqui hoje é apenas o começo”. 

Tuane Eggers

Na ocasião foi apresentada a identidade visual e o manual de marca da organização. O projeto vencedor foi desenvolvido por Fabrício Reguelin Auler, tendo como base os conceitos de conexão, cooperação e adaptação. Além disso, também foi aprovada a ata de fundação da Agil. 

Logo ods-9