Professoras participaram de formação em São Paulo

Postado as 27/04/2023 12:26:58

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Univates

Teve início nesta segunda-feira (24), na sede do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo - Semesp, em São Paulo, com término na quarta-feira (dia 26), a 2ª etapa da capacitação presencial do Consórcio STHEM Brasil para cerca de 30 docentes, com o patrocínio da Fundação Pan-Americana de Desenvolvimento (PADF) e da Boeing.

A Universidade do Vale do Taquari - Univates esteve representada no evento por meio da participação das professoras doutoras Grasiela Kieling Bublitz e Maria Claudete Schorr. A coordenação técnica da formação ficou a cargo da gerente de Inovação e Desenvolvimento Docente Simone Cristina Gonçalves Vianna, da UniFECAF, e da gestora de Projetos de Inovação da Cesupa, Suze Oliveira.

O objetivo da formação é auxiliar os docentes do ensino superior das IES consorciadas no STHEM em relação à aplicação das metodologias STEM (de Science, Technology, Engineering e Mathematics, na sigla em Inglês) em sala de aula, e aumentar o número de atividades em que sejam utilizadas metodologias inovadoras voltadas ao ensino e à pesquisa científica.

Conforme a professora Maria Claudete, “diariamente estamos vendo como é possível utilizar o STEM na prática, por meio de atividades colaborativas nas quais usamos os conteúdos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática para resolver os desafios propostos. O nosso objetivo é aplicar o STEM na Educação Básica, de modo que os estudantes desenvolvam essas competências por meio de metodologias diferenciadas”, detalha a professora.

Divulgação/Univates

“Vivenciamos experiências muito interessantes nesta formação proposta pelo STHEM - Brasil”, detalha Grasiela. “Depois disso, a tarefa é elaborar um projeto de extensão a ser aplicado em um público constituído de professores e alunos do Ensino Fundamental II da região, a fim de aperfeiçoar a prática de sala de aula. Estamos em contato com professores dos mais diversos estados do país e conhecendo outras práticas que certamente enriquecerão o nosso trabalho”, complementa a docente.

A formação realizada pelas professoras em São Paulo tem também a intenção de oportunizar às IES o cumprimento do seu papel social, por meio de ações de participação em projeto que colabora com a formação de professores dos anos básicos em temáticas ligadas à educação STEM e ao ensino ativo. E, por fim, disseminar a educação STEM entre professores dos anos básicos de escolas públicas, incentivando-os a repensarem seus planos de aula e compartilharem boas práticas de um ensino inovador entre os demais professores das instituições.

Logo ods-4