Rodrigo Cabral/MCTI

Em Brasília, reitores de universidades gaúchas participam de Semana das Instituições Comunitárias de Ensino Superior

Postado as 04/10/2023 11:44:31

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Com informações do Comung

Na terça-feira, 3 de outubro, Brasília foi palco do lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Comunitárias. A cerimônia foi agendada para às 17h, na Câmara dos Deputados, e faz parte da programação da Semana das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES), que ocorre na capital federal até hoje, quarta-feira, 4 de outubro.

O principal objetivo desta iniciativa é destacar o papel desempenhado pelas universidades comunitárias em suas regiões e promover discussões sobre temas importantes no campo educacional, incluindo questões relacionadas a bolsas de estudo, acesso ao Ensino Superior, a permanência dos estudantes, programas como o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), entre outros assuntos de relevância.

O evento tem a presença de reitores de diversas universidades comunitárias vinculadas ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), tais como Cleber Prodanov (Universidade Feevale), Rafael Henn (Unisc), Bernadete Dalmolin (UPF), Cátia Maria Nehring (Unijuí), Gelson Rech (UCS), Arnaldo Nogaro (URI), Evania Schneider (Univates), Antônio de Souza Sobrinho (Urcamp), e Fábio Dal-Soto (Unicruz), bem como o reitor em exercício da Unisinos, Artur Jacobus. Além disso, representantes das universidades comunitárias de Santa Catarina vinculados à Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc) também participarão do evento.

Agendas

Para fortalecer a defesa das universidades comunitárias junto ao governo, na manhã desta terça-feira, às 10h, aconteceu uma reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana, e membros das secretarias executivas do Ministério. O intuito é enfatizar a importância das ICES para o Ministério da Educação (MEC) e sua estrutura.

Às 15h do mesmo dia, o grupo se reuniu com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e sua equipe, para apresentar o modelo comunitário e discutir a ampliação de parcerias nas políticas públicas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

“Vocês têm aqui uma ministra que respeita, admira e acredita nas universidades comunitárias”, afirmou Luciana Santos, durante o encontro. “Vamos dar seguimento ao que está na Lei 12811 (que define e estabelece prerrogativas das Instituições Comunitárias de Educação Superior) porque vocês são essenciais. Não há projeto de inclusão e crescimento sem pesquisa e desenvolvimento”, completou.

O programa Pró-Infra para a recuperação e expansão da infraestrutura de pesquisa em universidades e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs); o apoio a parques tecnológicos e uma maior aproximação das universidades com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) foram alguns dos caminhos apontados pela ministra para maior fortalecimento entre a Pasta e as universidades comunitárias.

Na quarta-feira, 4 de outubro, os reitores continuam suas atividades em Brasília. Às 11h, esteve agendado um encontro com a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Mercedes Bustamante, onde foi apresentado o modelo comunitário e seus indicadores.

À tarde, às 14h, o grupo se reuniu com a Comissão de Educação do Senado para discussões sobre o futuro das Instituições Comunitárias de Ensino Superior. Às 15h, participaram de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, que teve como tema central o futuro dessas instituições de ensino superior no país.

Agenda no MEC

Logo ods