Feira de Ciências da Univates recebe 80 projetos de três níveis de ensino

Postado em 06/10/2016 16h41min e atualizado em 26/02/2018 13h54min

Por Carolina Gasparotto

O perigo está na mesa. Com este tema, as alunas do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Sinodal Conventos de Lajeado, Mayara Schmitt, Bruna Lima e Évelyn Mealho trouxeram, à 6ª Feira de Ciências Univates: descobrindo talentos para a pesquisa, um trabalho de conscientização para a mudança de hábitos no momento de consumir alimentos, principalmente salgadinhos, temperos, enlatados, ou seja, produtos industrializados. As jovens aplicaram um questionário com 50 pessoas para alertar sobre os diversos problemas de saúde que podem se desenvolver após o uso constante de Glutamato Monossódico, o GMS.

Mas, este trabalho direcionado à saúde e bem-estar da população é apenas um dos 80 projetos que podem ser conferidos no Complexo Esportivo. Sônia Elisa Marchi Gonzatti, coordenadora do Projeto Redes Interdisciplinares, que promove a Feira, explica que o evento abrange três níveis de ensino: fundamental, médio e técnico. “São escolas de todo o Vale do Taquari, Rio Pardo e Serra Gaúcha. Os trabalhos expostos foram selecionados por uma comissão organizadora.”

Conforme a integrante da comissão organizadora da 6ª Feira de Ciências Univates, Miriam Inês Marchi, estão expostos os mais variados conhecimentos que dialogam com o público. “Temos trabalhos sobre sustentabilidade, tecnologia, inovação, saúde, inclusão, enfim, são temas importantes para o contexto escolar e que são compartilhados com um grupo maior, os visitantes.”

Mais de 2 mil pessoas devem prestigiar a Feira, que também conta com o trabalho das alunas Kétlin Janaína Pellegrini e Camila Ruggeri, da Escola de Ensino Médio Pedro Albino Müller, do município de Sério. O tema da exposição das jovens é Tinta Ecológica: um bem à natureza. “Ela possui a mesma função que a tinta acrílica, a mesma durabilidade e não polui o meio ambiente”, explica Kétlin.

A jovem inventora diz que a ideia surgiu após assistir a um programa de televisão. O experimento foi exposto na feira municipal e, após a primeira experiência em eventos, Kétlin buscou o reforço da amiga e colega Camila. “Ela me ajudou a confeccionar a maquete para que pudéssemos participar do evento aqui na Univates”, comenta.

Além dos alunos expositores, 22 voluntários dos mais variados cursos de graduação da Univates são responsáveis pelo sucesso do evento. Segundo o estudante de Engenharia Civil Eduardo Michelon o seu trabalho auxiliou o projeto “Mofo em residências. Como resolver este problema?”. Ele explica que o levantamento inicial foi teórico. “Realizei um levantamento teórico, retirando referências para desenvolver um método de pesquisa.” O graduando diz que o processo foi tão prazeroso que ele não descarta a possibilidade de investir no assunto para o seu projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “É possível aprofundar mais e trazer as ciências para a área da engenharia”, conclui.

Saiba mais

A programação da 6ª Feira de Ciências Univates: descobrindo talentos para a pesquisa continua nesta sexta-feira (7), no Complexo Esportivo da Univates, e também integra a programação do CRIExp. O momento é voltado aos alunos da educação básica e do ensino técnico e tem como objetivo despertar talentos para a pesquisa. Mais informações sobre a 6ª Feira de Ciências Univates podem ser conferidas pelo e-mail feiradeciencias@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5515.

Texto: Carolina Gasparotto
Kétlin Janaína Pellegrini e Camila Ruggeri

Sônia e Miriam

Carolina Gasparotto