Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

10 características que o profissional de gestão deve ter

Postado em 25/04/2018 16h02min e atualizado em 11/09/2019 17h51min

Por Imprensa Univates

 

O profissional de gestão é quem planeja e conduz todos os processos dentro de uma empresa. Além disso, ele ajuda as equipes a alcançarem os resultados esperados. Achou interessante? Então confira 10 características que um gestor deve ter para entregar soluções com eficiência e veja se essa área é a sua praia. :)

Tuane Eggers

Controlar processos

Capacidade de reunir, processar, interpretar e filtrar as informações contábeis mais importantes para a gestão de uma organização. Isso tudo acompanhando as tendências da economia e da política, que influenciam a estabilidade econômica e, consequentemente, as empresas.

Gestão de equipes e autogestão

Planejar, delegar tarefas e direcionar ações para um objetivo concreto, gerenciando o tempo e entendendo as diferentes formas de trabalho dos colaboradores e de si mesmo.

Planejamento e estratégia

Tuane Eggers

 

Elaborar e implementar planos em todos os níveis organizacionais, orientando para a condução de atividades e do trabalho em equipe.

Orientação para o mercado

 

Entendimento de que o mercado é o centro dos negócios e de que a organização depende dele para sua sobrevivência. Logo, é necessário coletar informações sobre o mercado, divulgá-las internamente e responder ao mercado com soluções para suas demandas.

Comunicação

Elise Bozzetto

Ter a capacidade de se comunicar e se expressar interagindo com pessoas de diferentes culturas. Essa característica é essencial para negociar com organizações nacionais e internacionais

Tomada de decisão e resolução de conflitos

Planejar, tomar decisões, conduzir, analisar e avaliar negociações, considerando os objetivos organizacionais, compartilhando-as com outros colaboradores, e de medir conflitos visando à resolução de problemas diante dos fatos do mundo contemporâneo é uma importante característica do gestor.

Empreender e desenvolver projetos

 

Gerar, expor ideias e soluções para problemas, propondo projetos, produtos e serviços voltados à geração de valor para determinado público estratégico.

Orientação para resultados

Planejar e viabilizar projetos organizacionais, norteados pela obtenção de resultados econômico-financeiros e de captação e retenção de clientes, visando ao desenvolvimento da organização com foco no longo prazo. 

Liderança e proatividade

Tuane Eggers

Habilidade de expor suas ideias, persuadir e argumentar de maneira consistente visando à busca de soluções em conjunto com as equipes e adotar uma postura crítica e proativa na busca de conhecimentos, argumentos, evidências, discursos e interpretações com relação a eventos e processos nacionais e internacionais.

Busca por atualização contínua

Conhecer os detalhes e as novidades não só da sua área de atuação, mas de todas as relacionadas a ela. O profissional deve ter sólidos conhecimentos de base na área da gestão/contabilidade, complementados por cursos nessas áreas e em áreas afins.

Notícias Relacionadas