Cirurgião-dentista uruguaio palestra sobre uso das impressões 3D na área da saúde

Postado as 2018-09-25 14:52:29

Por Natália Bottoni

Diminuir o custo do produto final e otimizar o tempo de produção. Essas são duas consequências positivas que as impressoras 3D podem trazer à área da saúde. Quem afirma é o cirurgião-dentista uruguaio Guillermo Grazioli, que palestrou na noite da última segunda-feira, dia 24, no Prédio 16 da Univates. A atividade ocorreu durante a I Mostra de Trabalhos Acadêmicos do curso de Odontologia da Instituição.

Grazioli acredita que a impressão 3D abre uma nova janela para o mundo. Na área da odontologia, citou as restaurações estéticas e os implantes odontológicos, que até então eram feitos de forma manual. A partir do uso de tomografia computadorizada, realiza-se o escaneamento 3D dos dentes. O sistema garante segurança e durabilidade para os tratamentos, além de superar barreiras de produção e diminuir o valor final. O produto é perfeitamente medido e desenhado digitalmente e impresso, o que evita os erros manuais.

De acordo com o profissional, modelos de próteses são disponibilizados por plataformas colaborativas à qualquer pessoa que tenha acesso a uma impressora 3D. O site Team UnLimbited é um exemplo dessa aplicação. “A prótese de mão apresenta um valor elevado para quem não tem condições financeiras. Com esse novo sistema, é possível materializá-la com plástico e de forma menos onerosa”, explica.

O professor do curso de Odontologia da Univates Marcus Cristian Muniz Conde reconhece que a palestra apresentou informações sobre o funcionamento de um sistema moderno. “Os ensinamentos dão início ao processo de instrumentalização para o uso dessas tecnologias na rotina clínica dos futuros profissionais da saúde”, afirma.

Da esquerda para a direita: Guillermo Grazioli, Marcus Conde e o coordenador do curso de Odontologia na Univates, Maurício Nunes Teixeira

Natália Bottoni

Odontologia é opção de curso no Vestibular Univates

O curso de Odontologia - bacharelado é uma opção no Vestibular Univates, que está com inscrições abertas, pelo link https://bit.ly/2NyWBcd. Os interessados em concorrer a uma vaga agora podem agendar sua prova de redação ou solicitar ingresso com a nota da redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2009 a 2017. Para matricular-se no EAD também é possível concorrer como portador de diploma de curso superior ou como reingresso nos cursos presenciais da Univates ou mediante transferência de outra instituição.

A Instituição oferece 41 cursos presenciais e 14 a distância com início das aulas em 2019A. A prova agendada será aplicada em todos os polos da Univates (polo matriz em Lajeado, Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Carlos Barbosa, Guaporé, Encantado, Estrela, Serafina Corrêa, Soledade, Taquari, Teutônia, Triunfo, Veranópolis e Venâncio Aires). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.

Nathália Braga