Última semana do Balcão de Empregos: Plataforma de Carreira é a nova ferramenta

Postado as 26/03/2019 11:09:53

Por Natália Bottoni

Natália Bottoni

A partir de 1º de abril, o Balcão de Empregos será extinto na Univates e a Plataforma de Carreira atuará definitivamente. A ferramenta oportuniza a mediação entre os estudantes da Instituição e as vagas de emprego disponíveis no mercado. Ela é desenvolvida por uma empresa norte-americana especializada em soluções para empregabilidade, com atuação em instituições conceituadas como a Universidade de Harvard. A plataforma está disponível aos estudantes da Univates desde novembro de 2018 e pode ser acessada clicando aqui, pelo Universo Univates, em “Carreira”, ou pelo aplicativo Symplicity.

A Plataforma de Carreira é capaz de concentrar um banco de vagas e oferece aos usuários melhor perspectiva das suas ações profissionais. O estudante tem acesso aos perfis completos das empresas e pode fazer a sua candidatura de forma on-line. Ele confere as oportunidades da região a qualquer hora e em qualquer lugar. Também há orientação de carreira, construção de currículo e preparação para entrevistas. O acesso à ferramenta é permitido a todos os alunos dos cursos técnicos, de graduação presencial e da educação a distância (EAD), de pós-graduação e aos diplomados da Univates. A mudança foi implantada para que a Instituição tenha papel mais ativo no apoio profissional aos alunos, não somente na divulgação de vagas.

A diferença entre o Balcão de Empregos e a ferramenta é que o segundo modelo proporciona um ambiente mais dinâmico, permitindo o relacionamento mais próximo entre aluno e empresa e oportunizando uma série de informações sobre carreira. “O estudante pode visualizar mais vagas de forma simultânea e atualizar seu perfil com mais detalhes, podendo enviar o currículo às empresas pelas quais tiver interesse. Quanto mais ele interagir com o ambiente, mais a plataforma o direciona para informações que têm relação com suas preferências profissionais, assim, ela se torna ‘personalizada’ para os interesses do aluno”, afirma a psicóloga e coordenadora de gestão de carreira da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (Dipes), Janaína Schneider. A plataforma está vinculada ao Linkedin, então os alunos podem ter acesso a outras vagas por esse meio.