Relações jurídicas em tempos de pandemia é tema das rodas de conversa realizadas pelo Sajur

Postado as 16/06/2020 14:28:24

Por Júlia Amaral

O Serviço de Assistência Jurídica (Sajur) segue promovendo rodas de conversa destinadas aos estudantes do curso de Direito da Universidade do Vale do Taquari - Univates. São quatro eventos distintos que abordam temáticas de mesma natureza: as relações jurídicas em tempos de pandemia. O primeiro deles aconteceu na manhã de hoje, com a presença do  Presidente da Ordem dos Advogados (OAB) de Lajeado, Ricardo Breier.

As rodas de conversa são prática constante no Sajur. Conforme a professora coordenadora do serviço, Marta Piccinini, normalmente esses eventos ocorrem entre os alunos do Direito e da Psicologia, juntamente com os professores e supervisores. “Agora, durante o período de suspensão das aulas presenciais, atendendo à demanda dos alunos, iniciamos rodas de conversa com convidados externos e com temáticas sugeridas pelos estagiários. Solicitamos que eles nos indicassem os assuntos atuais que gostariam de conversar, debater e se aprofundar. Além disso, essa semana marca também a finalização do semestre que foi totalmente atípico, quando então elegemos a temática sobre os impactos da pandemia nas relações jurídicas”, explica.

Confira o cronograma das próximas atividades:

Dia 17 de junho, às 8h45min, teremos a  presença da Dra. Débora Gerhardt de Marque, Juíza de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca de Estrela, que falará sobre “Os impactos da pandemia no Poder Judiciário”.

Dia 18 de junho são dois eventos:

De manhã, às 8h45min, a Profª. Elisabete Cristina Barreto Muller com enfoque em “A pandemia e a violência doméstica”.

Às 13h45min, a Profª. Cláudia Tessmann abordará o tema: “Os impactos da Pandemia nas relações de trabalho”.

Na próxima semana, no dia 23 de junho, ocorrerá o encontro da Rede de Saúde e Assistência Social da Comarca de Lajeado. Os encontros ocorrem a cada dois meses e este será o primeiro desde o início da pandemia. O tema será “Adoção”, com ênfase nos procedimentos administrativos necessários para que a adoção se concretize, e o evento contará com a assistente social Naide Regina Heemann, que coordena os grupos de adoção do Município de Lajeado e foi a fundadora do Grupo de Apoio à Adoção de Lajeado - GAAL, e Luciana Fernandes, presidenta do GAAL.  O encontro será aberto aos alunos do do Sajur, englobando os cursos de Direito e Psicologia.

Logo ods-16