Dicas de exercícios para o seu dia a dia

Postado as 30/09/2020 14:57:16

Por Lais Pontin Matos e Leonardo Seibel

Cá entre nós: a pior parte de criar uma rotina de exercícios é, sem dúvidas, dar o primeiro passo, né? Deixar de lado as guloseimas e trocar as séries de TV por séries de abdominais no início é, digamos, assustador. Mas acredite, vale muito a pena! Batendo um papo com a personal trainer do Complexo Esportivo da Univates Janine Giovanella, a equipe do Blog conseguiu reunir algumas dicas de exercícios que podem ser feitos no conforto da sua casa. Se você gosta de desafios, preste atenção no post de hoje, que propõe a realização de um circuito animado de atividades físicas. E pra te ajudar a levantar do sofá, preparamos uma playlist super animada, pra jogar o astral lá pra cima! Curtiu? Agora é só dar o play e começar a mexer o esqueleto para manter o corpo saudável!

1) Alongamentos

Benefícios: exercícios de alongamento aumentam a flexibilidade e a amplitude de movimentos, diminuindo o risco de lesões e dores. Alongar-se também é uma ótima maneira de relaxar depois de permanecer por muito tempo em uma mesma posição.

DICAS:

Os exercícios de alongamento podem ser realizados diversas vezes por dia.

Realize aquecimento antes de começar os alongamentos.

Não continue alongando um músculo se estiver sentindo dor.

Exercício nº 1:

Para fazer em qualquer cômodo da casa.

Sentado em uma cadeira, com as costas apoiadas no encosto, levante as mãos, unindo-as (como se estivesse se espreguiçando) e, permanecendo nessa posição, finja que precisa alcançar algum objeto no alto. Em seguida, coloque seu pé direito sobre a coxa esquerda e flexione seu tronco para frente, sem desencostar os glúteos da cadeira. Realize o mesmo movimento com o outro membro inferior.

2) Exercício nº 2:

Para fazer em qualquer cômodo da casa.

Apoiado na parede para não perder o equilíbrio, flexione o joelho segurando a ponta do pé com a mão do mesmo lado do corpo.

Exercício nº 3:

Para fazer em qualquer cômodo da casa.

Ereto, flexione seu tronco e tente alcançar seus pés.

Movimentos Dinâmicos

Benefícios: ao realizar movimentos mais dinâmicos, você mantém seus músculos aquecidos e evita que eles sejam facilmente lesionados.

Exercício nº 4:

Para fazer em qualquer cômodo da casa.

Faça círculos para frente e para trás com os ombros.

Exercício nº 5:

Sempre que puder, opte por subir escadas em vez de utilizar o elevador.

Exercício nº 6:

Para fazer em qualquer cômodo da casa.

Sente e levante de uma cadeira (evitando flexionar o joelho ao ponto de passar da ponta do pé) por pelo menos dez vezes.

Caminhadas

Benefícios: caminhando duas vezes por dia durante dez minutos, você diminui o risco de desenvolver doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Além disso, o exercício proporciona o aumento da lubrificação das articulações e a sensação permanente de bem-estar.

Você pode fazer caminhadas no jardim de casa, enquanto leva seu animalzinho de estimação para passear ou então durante os intervalos do trabalho.