Em sua quarta edição, o evento se propõe a refletir sobre o ofício docente implicado no espaço-tempo da aula. Uma aula é um espaço-tempo de viver juntos, mas é também um exercício de criação e experimentação de maneiras de existir no mundo. É na aula que o professor coloca em circulação o ensino, os afetos e, sobretudo, se constitui como docente.
Objetivos:
– Discutir a aula com espaço ético-estético-político a partir da perspectiva das Filosofias da Diferença.
– Promover debates acerca da pesquisa na área de Ensino/Capes.
Link para acesso aos Anais: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/417/pdf_417.pdf
A emergência da situação atual nos levou a mudar os rumos de nosso Seminário. Não poderemos mais nos encontrar presencialmente, como fizemos nas duas edições anteriores, mas isso não significa que não estaremos juntos. Tivemos que realizá-lo de modo virtual, nos adaptando aos cenários. Nessa terceira edição, também o Grupo de Pesquisa Juventudes, Imagem e Educação (JImE/CNPq) integrará a organização.
Link para acesso aos Anais: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/342/pdf_342.pdf
O II seminário nacional formação pedagógica e pensamento nômade: currículo, criação e heterotopias e I seminário internacional formação pedagógica e pensamento nômade tem como objetivo:
* Problematizar a formação pedagógica estratificada e ancorada em pressupostos normativos, criando espaços de estudo, reflexão e discussão, experimentações artísticas e culturais com vistas a uma formação docente estética;
* Discutir os conceitos de currículo, criação e heterotopias a partir da perspectiva das Filosofias da Diferença;
* Integrar pesquisa, ensino e extensão, através de palestras, grupos de trabalho e mesas de discussões que abordam a temática do evento.
Os temas implicados contemplam discussões acerca da educação e seus cruzamentos com outras áreas do saber, como a literatura, as artes visuais, a música, o cinema, a filosofia. As atividades de extensão são propostas por meio de uma pedagogia comprometida com a experimentação e com a formação estética, filosófica, artística e cultural.
Link para acesso aos Anais: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/218/pdf_218.pdf
O projeto Transvisões é uma atividade do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e vinculado ao Mestrado em Ensino da Univates.
Nessa medida, as atividades proporcionam aos participantes o conhecimento do processo criativo das obras expostas, experimentação da técnica e discussões com mediação dos artistas responsáveis.
Para mais informações, acesse:
O I Seminário Nacional Formação Pedagógica e Pensamento Nômade: experimentações curriculares tem como objetivo problematizar a formação pedagógica estratificada e ancorada em pressupostos normativos, criando passagem para uma formação docente estético-artística e cultural. A temática escolhida para esse primeiro seminário versa em torno do currículo, suas experimentações e encontros com a infância, a pesquisa, a diferença, a arte, o corpo.
Link para acesso aos Anais: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/125/pdf_125.pdf