Projetos de extensão

2023 – III Seminário Internacional Formação Pedagógica & Pensamento Nômade, IV Seminário Nacional Formação Pedagógica & Pensamento Nômade, I Seminário Internacional de Pesquisa em Ensino

Em sua quarta edição, o evento se propõe a refletir sobre o ofício docente implicado no espaço-tempo da aula. Uma aula é um espaço-tempo de viver juntos, mas é também um exercício de criação e experimentação de maneiras de existir no mundo. É na aula que o professor coloca em circulação o ensino, os afetos e, sobretudo, se constitui como docente.

Objetivos:

– Discutir a aula com espaço ético-estético-político a partir da perspectiva das Filosofias da Diferença.
– Promover debates acerca da pesquisa na área de Ensino/Capes.

Link para acesso aos Anais: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/417/pdf_417.pdf

2020 – II Seminário Internacional Formação Pedagógica e pensamento Nômade e III Seminário Nacional Formação Pedagógica e Pensamento Nômade

A emergência da situação atual nos levou a mudar os rumos de nosso Seminário. Não poderemos mais nos encontrar presencialmente, como fizemos nas duas edições anteriores, mas isso não significa que não estaremos juntos. Tivemos que realizá-lo de modo virtual, nos adaptando aos cenários. Nessa terceira edição, também o Grupo de Pesquisa Juventudes, Imagem e Educação (JImE/CNPq) integrará a organização.

Link para acesso aos Anais: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/342/pdf_342.pdf

2017 – II Seminário Nacional Formação Pedagógica e Pensamento Nômade e I Seminário Internacional Formação Pedagógica e pensamento Nômade

II seminário nacional formação pedagógica e pensamento nômade: currículo, criação e heterotopias e I seminário internacional formação pedagógica e pensamento nômade tem como objetivo:
* Problematizar a formação pedagógica estratificada e ancorada em pressupostos normativos, criando espaços de estudo, reflexão e discussão, experimentações artísticas e culturais com vistas a uma formação docente estética;
* Discutir os conceitos de currículo, criação e heterotopias a partir da perspectiva das Filosofias da Diferença;
* Integrar pesquisa, ensino e extensão, através de palestras, grupos de trabalho e mesas de discussões que abordam a temática do evento.

Os temas implicados contemplam discussões acerca da educação e seus cruzamentos com outras áreas do saber, como a literatura, as artes visuais, a música, o cinema, a filosofia. As atividades de extensão são propostas por meio de uma pedagogia comprometida com a experimentação e com a formação estética, filosófica, artística e cultural.

Link para acesso aos Anais: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/218/pdf_218.pdf

 

2016 – Transvisões: aquarela, nanquim e pintura tridimensional

O projeto Transvisões é uma atividade do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e vinculado ao Mestrado em Ensino da Univates.

Objetivos do projeto:
  • Propor oficinas com artistas aos professores de educação básica, possibilitando a experiência estética, por meio da articulação entre o campo artístico e educacional;
  • Instrumentar professores da Educação básica a trabalhar com materiais e propostas pedagógicas vivenciadas nas oficinas;
  • Proporcionar aos alunos de Educação básica das escolas participantes do referido projeto, vivenciar experiências estéticas e, a partir das oficinas realizadas, expor seus trabalhos na Univates;
  • Aproximar as escolasparceirasda pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq/Univates) e do projeto de extensão Formação pedagógica e pensamento nômade, através da proposição de atividades que integrem universidade e escola.

Nessa medida, as atividades proporcionam aos participantes o conhecimento do processo criativo das obras expostas, experimentação da técnica e discussões com mediação dos artistas responsáveis.

Para mais informações, acesse:

https://www.univates.br/noticia/18074

https://www.univates.br/noticia/18241

2015 – I Seminário Nacional Formação Pedagógica e Pensamento Nômade

O I Seminário Nacional Formação Pedagógica e Pensamento Nômade: experimentações curriculares tem como objetivo problematizar a formação pedagógica estratificada e ancorada em pressupostos normativos, criando passagem para uma formação docente estético-artística e cultural. A temática escolhida para esse primeiro seminário versa em torno do currículo, suas experimentações e encontros com a infância, a pesquisa, a diferença, a arte, o corpo.

Link para acesso aos Anais: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/125/pdf_125.pdf

2013-2014 – Formação pedagógica e Pensamento nômade

Agenda 2013_B

Agenda 2014_A

Agenda 2014_B