Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Unianálises adota nova metodologia e novos padrões de análise de acidez em leite

Postado as 27/02/2023 14:36:50

Por Natália Nissen

O Laboratório de Físico-Química é um serviço do Unianálises que emprega tecnologia avançada para melhorar a qualidade do produto conforme as Instruções Normativas. Dentre as análises de rotina realizadas pelo Unianálises, a determinação da acidez em leite é imprescindível para avaliação da qualidade da matéria-prima. 

Desde novembro, o laboratório passou a adotar o método de análise de acidez AOAC 947.05 (Official Methods of Analysis of Aoac International), seguindo o novo Manual de Métodos Oficiais de Análise de Produtos de Origem Animal publicado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para uso dos laboratórios credenciados.

A responsável técnica Júlia Tischer explica que a principal mudança está relacionada ao ponto de viragem, em que não se usa mais um padrão de cor como referência e passou a ser considerada a primeira coloração rosa persistente na titulação de neutralização. 

Com isso, são observados resultados mais baixos que as metodologias anteriores, levando à necessidade de considerar novos critérios de interpretação dos resultados. Os novos parâmetros foram definidos no Manual de Procedimentos de Inspeção e Fiscalização de Leite e Derivados em Estabelecimentos Registrados sob Inspeção Federal (SIF) aplicados para análises de leites fluidos.

Júlia destaca que o Unianálises ensaia amostras oriundas do controle oficial, seguindo as definições da Coordenação Geral de Laboratórios Agropecuários - CGAL e possui uma política de qualidade que visa a prestar serviços analíticos comprometidos com a qualidade e a confiabilidade dos ensaios.

Elise Bozzetto

Conforme o Manual, devem ser aplicados os seguintes critérios na interpretação dos resultados para o teor de acidez:

- Para os resultados de acidez titulável entre 0,10 e 0,14 g ácido láctico/100 ml de leite fluido (UHT, cru e pasteurizado), quando aplicada a metodologia AOAC (Instrução Normativa MAPA nº 30, de 26 de junho de 2018, manual de métodos oficiais), desde que não haja outras evidências de fraudes ou parâmetros não conformes. 

Mais informações sobre a nova metodologia adotada podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7027, ramal 5380, ou pelo e-mail labfq@univates.br

Saiba mais sobre o Unianálises

O Unianálises realiza ensaios químicos, físico-químicos e biológicos em matrizes diversas, tais como águas, efluentes, alimentos, qualidade do leite in natura, fármacos e rações, seguindo todas as legislações vigentes. O Unianálises tem sede em Lajeado e conta com uma filial em Nova Mutum, no Mato Grosso.

Acesse o site do Unianálises.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods