Prefeitura de Garibaldi/Divulgação

Alfabeletrando em Garibaldi retoma atendimentos às crianças

Postado as 11/04/2023 16:35:11

Por Lucas George Wendt

O Projeto Alfabeletrando, desenvolvido pela Universidade do Vale do Taquari - Univates em parceria com a Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Educação, retomou as aulas na terça-feira (4). O objetivo é oferecer reabilitação pedagógica gratuita, no turno inverso ao da escola, aos estudantes que se encontram com defasagem na alfabetização.

Em 2021 e 2022, as atividades foram voltadas para alunos do 1º ao 4º ano da rede municipal. Já neste ano, as aulas são ofertadas para estudantes do 2º e 3º ano. Esta é a terceira edição do projeto em Garibaldi. Os alunos são atendidos com duas aulas de reforço por semana com foco nas carências específicas de cada criança, em turno integral.

A expectativa é que sejam atendidas cerca de 120 crianças. Avaliações realizadas pelas equipes da Universidade com participantes das edições do projeto que foram concluídas demonstram a influência positiva do Alfabeletrando para o resgate da identificação do princípio alfabético e para o desenvolvimento da consciência fonológica - habilidades fundamentais no processo de alfabetização.

“O projeto complementa as aulas regulares por meio de uma proposta diferenciada. As aulas do Alfabeletrando têm uma abordagem lúdica, com muitos jogos, atividades interativas, desafios linguísticos e matemáticos e uso de tecnologia - tudo para tornar o processo de aprendizagem mais interessante e dinâmico”, explica a professora doutora Grasiela Kieling Bublitz, coordenadora do Alfabeletrando.

Equipes realizaram formação

Em constante atualização, as equipes do Alfabeletrando das cidades de Lajeado e Garibaldi, contratadas pela Univates, realizaram formações no fim de fevereiro e no começo de março.

Foram desenvolvidas atividades com professores e monitores que atendem as crianças envolvidas no projeto em ambas as cidades. Para o grupo de professores do Alfabeletrando de Garibaldi, as formações foram realizadas em 7 e 9 de março, parte no campus da Universidade e parte na Escola Santo Antônio, em Garibaldi.

Com esse grupo foram desenvolvidas atividades relacionadas à inclusão escolar e à linguagem. A mestra em Educação Letícia Dell' Osbel, diplomada em Letras - Português/Espanhol pela Univates, e a professora Danise Vivian foram as ministrantes das capacitações.

Prefeitura de Garibaldi/Divulgação

Equipe da Univates esteve com a Prefeitura para apresentação dos dados de 2022