Reunião da Rede de Herbários do Rio Grande do Sul é realizada na Univates

Postado as 14/06/2019 14:38:45

Por Isabel Pavan

Isabel Pavan

Nesta sexta-feira, dia 14, foi realizada reunião da Rede de Herbários do Rio Grande do Sul na Universidade do Vale do Taquari - Univates. Anualmente são realizados dois encontros, dos quais devem participar os curadores de cada um dos Herbários vinculados à Rede. Quem esteve presente na reunião pôde conhecer o Museu de Ciências (MCN) e as coleções do Herbário do Vale do Taquari (HVAT), localizado na Instituição, além de assistir a palestras de qualificação.

A doutora em Botânica e professora da Univates Elisete de Freitas é a atual curadora do HVAT e coordenadora da Rede de Herbários do RS. Segundo ela, todos os anos são realizadas diferentes atividades para qualificar os profissionais que atuam nas coleções. Nesta edição as discussões e palestras objetivaram conceder um treinamento para a adequada digitalização dos acervos.

Assuntos que visam a contribuir para melhorar as condições e resolver questões pertinentes às coleções dos Herbários, como a busca por recursos em órgãos de fomento, foram discutidos na reunião. “Desta vez inovamos com mais atividades, inclusive algumas abertas para estudantes e graduados de Ciências Biológicas e outras áreas afim, na parte da tarde”, comenta a professora. A maior novidade deste ano foi a transmissão das atividades para todos os herbários da Rede Brasileira de Herbários.

O encontro é uma promoção da Rede de Herbários do Rio Grande do Sul e da Univates, por meio do MCN, e conta com o apoio do INCT Herbário Virtual da Flora e dos Fungos.

Tuane Eggers

A maior parte das Instituições de Ensino e/ou Pesquisa nas áreas ambientais, segundo Elisete, tem herbário e cada um tem o seu curador. O HVAT integra a Rede de Herbários do RS, junto a herbários de diversas instituições, mas o número exato é desconhecido. “Alguns não participam das reuniões e não respondem e-mails. A atualização desses dados é uma meta da atual coordenação da Rede”, explica a professora.

A coordenação da Rede de Herbários do Rio Grande do Sul é composta pelos seguintes herbários e curadores:
Herbário do Vale do Taquari (HVAT) - Univates - Elisete Maria de Freitas (coordenadora);
Porto Alegre - Colégio Anchieta (Paca) - Unisinos - Maria Salete Marchioretto (vice-coordenadora);
Herbário da Universidade de Caxias do Sul (Hucs) - Felipe Gonzatti (secretário);
Herbário do Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MPUC) - Cristiane F. Jurinitz (vice-secretária);
Herbário Santa Maria Departamento de Biologia (SMDB) e Herbário Bruno Edgar Irgang (HBEI) - curadores ou representantes compõem o Conselho Deliberativo.