Encontro integra alunos formandos dos cursos técnicos da Univates

Postado em 09/11/2012 16h26min

Por Ana Paula Vieira Labres

Um encontro para rever os colegas, integrá-los e proporcionar-lhes a oportunidade de conhecerem as chances oferecidas pela Univates, marcaram a noite desta quinta-feira, dia 8, na Festa dos Formandos dos Técnicos, ocorrida na Sede Social da Instituição.

Entre os aproximadamente 100 alunos presentes no evento, esteve Diéssica da Silva, 21 anos, de Teutônia, que se formará no Técnico em Nutrição e continuará seus estudos. “Foi com o curso técnico que consegui um estágio na área e, com isso, agora esbanjo conhecimento e aprendo muito também. Além de trabalhar na parte sanitária e higiênica dos alimentos, desenvolvo oficinas de culinária com os alunos do Ensino Fundamental”, relata a formanda que agora cursará a graduação em Nutrição. “É uma área que no início eu desconhecia e, com o tempo, fui gostando, por isso não vou parar de estudar”.

Foi durante o curso Técnico em Vendas que Adriele dos Santos Schwab, 28 anos, de Venâncio Aires, descobriu a vontade de estudar jornalismo. “Além de conhecer muitas pessoas, o curso técnico abriu-me muitas portas e foi na disciplina de Dicção e Oratória que me apaixonei pela área da Comunicação. Agora, o próximo passo é cursar Jornalismo na Univates”.

Outro caso de continuidade dos estudos é Diego Michel Ritterbuch, 22 anos, que além de cursar a última disciplina do Técnico em Química, ingressou na graduação de Engenharia Química. “Atualmente, o mercado de trabalho exige profissionais que estejam em constante atualização. Por isso, não dá para deixar de continuar os estudos”, enfatiza o acadêmico de Teutônia.

A coordenadora do Centro de Educação Profissional (CEP) da Univates, Edí Fassini, destacou em sua fala que, desde 2006, a Univates realiza essa integração e presenteia seus alunos com o Tecbônus, que oportuniza aos diplomados dos cursos técnicos cursarem uma disciplina na graduação gratuitamente, na mesma ou em outra área. “Além disso, o aluno não paga a taxa de inscrição no Vestibular de Verão. É uma oportunidade de crescer em informação”.

O reitor da Univates, Ney Lazzari, também destacou que muitos objetivos de vida passam pela Univates e que a Instituição oferece, cada vez mais, possibilidades futuras de continuidade dos estudos. “Atualmente, ninguém pode dizer que não tem dinheiro para estudar, até mesmo porque temos o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) e o Fundo de Apoio ao Estudante (FAE).”

Os Cursos Técnicos da Univates abrem as inscrições a partir do dia 26 de novembro, encerram-se no dia 22 de dezembro, e podem ser feitas pelo site www.univates.br/tecnicos.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Adriele dos Santos Schwab