Salão de Iniciação Científica e Salão de Extensão apresentam 154 trabalhos

Postado em 09/11/2012 19h06min

Por Daiana Gomes Denardi

Realizou-se nesta sexta-feira, dia 9, o XI Salão de Iniciação Científica (SIC) e o VI Salão de Extensão (SE) Univates. Foram 107 trabalhos apresentados no Salão de Iniciação Científica e 47 no Salão de Extensão. Além da Univates, foram apresentados trabalhos de outras instituições, como a UERGS, a UPF, a ULBRA, a UCS e a Feevale.

Para a aluna da Univates Giseli Zanatta, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que apresentou o trabalho “Atividades práticas: uma metodologia essencial na construção de conhecimento em biologia”, essa é uma oportunidade interessante para mostrar o que está sendo desenvolvido nas escolas onde o PIBID atua. “Eu já sou bolsista há mais tempo e temos a oportunidade nesse Salão de Extensão de apresentar o que está sendo desenvolvido junto com as escolas parceiras. É muito importante pra nós bolsistas esse momento”, relatou.

O acadêmico Tomás Salvatori, que apresentou o trabalho “Influência do hormônio ácido indolbutírico na propagação de Bauhinia forficata Link (Fabaceae) pelo método de alporquia”, ressaltou a importância de participar de eventos como esse. “Sempre acho interessante a participação de todos, para que todos tenham essa experiência e pra que a comunidade ganhe com esses desenvolvimentos científicos. Aqui a gente trabalha com a questão da diabetes mellitus, combatendo a doença, contribuindo para a saúde da região usando fitoterápicos nativos aqui do Rio Grande do Sul, valorizando tudo que tem aqui pra não precisar recorrer ao que é de fora”, disse.

O Salão de Iniciação Científica e o Salão de Extensão tem por objetivos divulgar os resultados das atividades de pesquisa e extensão dos bolsistas vinculados a projetos desenvolvidos na Univates e em outras instituições de ensino no contexto da graduação e da pós-graduação, estimular a produção de trabalhos de cunho científico, tecnológico e cultural em todas as áreas do conhecimento e promover um espaço para a troca de conhecimentos e de experiências entre bolsistas, pesquisadores, extensionistas e orientadores.

Texto: Daiana Gomes Denardi

Mais de 150 trabalhos foram apresentados por alunos da Univates e de outras instituições