Edital para interessados estará disponível na próxima semana

Postado em 14/11/2012 14h24min

Por Tuane Eggers

Com o objetivo de estimular a formação de mão de obra em cursos de base tecnológica, algumas instituições do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) firmaram mais uma parceria com o governo do Rio Grande do Sul. Uma delas é a Univates, que será parceira do Programa Universidade Para Todos RS, o ProUni Gaúcho. O edital para alunos interessados será divulgado na próxima semana.

Confira o edital:

Conforme o pró-reitor de Ensino da Univates, professor Carlos Cândido da Silva Cyrne, o governo fez um levantamento dos investimentos que serão feitos nos próximos anos, de acordo com necessidades regionais. “O Comung se dispôs a auxiliar no Pacto Gaúcho pela Educação, então, algumas instituições criaram cursos de tecnologia para oferecer essas vagas”, explica. O curso disponibilizado pela Univates é o de Tecnologia em Redes de Computadores.

O Programa garante 500 vagas para bolsas integrais aos estudantes no início de 2013; destas, a Univates oferece 40 vagas. Os alunos serão selecionados com base nos resultados e no perfil socioeconômico do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, os candidatos não podem ter diploma de nível superior, devem residir no estado há, no mínimo, dois anos, e não podem ser beneficiários do ProUni nacional.

A iniciativa prevê R$ 12,6 milhões em financiamento das bolsas de estudo. A meta do governo é investir R$ 43 milhões até 2014. Anualmente, serão redefinidas as áreas de interesse e o número de vagas oferecidas para cada curso e instituição. Para o semestre 2013/B, serão oferecidas, no total, 250 vagas pelas instituições participantes do Programa.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail linhadireta@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.

Saiba mais sobre o curso de Tecnologia em Redes de Computadores

O profissional formado em Tecnologia em Redes de Computadores elabora, implanta, gerencia e mantém projetos lógicos e físicos de redes de computadores locais e de longa distância. No mercado de trabalho da área estão empresas que prestam serviços em Tecnologia da Informação (TI) e redes de computadores, além de qualquer organização que possua a necessidade de implantar e gerenciar redes ou sistemas de comunicação.

O curso possui a duração de três anos e ocorre no turno da noite. Entre os destaques do curso estão o fato de habilitar o aluno à obtenção de quatro certificações internacionais, a disponibilização de laboratórios específicos para redes de computadores, cabeamento estruturado de planta externa e planta interna. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.univates.br/graduacao/tecnologia-em-redes-de-computadores.

Texto: Tuane Eggers

Tuane Eggers