Projeto Rondon estimula universitários a desenvolverem ações sociais

Postado em 21/11/2012 16h38min

Por -

Com o lema “Lição de vida e de cidadania”, o Projeto Rondon, criado no ano de 1967, tem o objetivo de contribuir para a formação do universitário como cidadão; integrá-lo em ações participativas sobre a realidade do país; consolidá-lo no sentido da responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, e estimulá-lo na produção de projetos coletivos locais.

Pensando nessas propostas, os alunos da Univates Ana Paula Vieira Labres, de Lajeado (Jornalismo); Carolina Ely Schneider, de Cruzeiro do Sul (Ciências Biológicas); Diogo Fernando Dickel, de Teutônia (Engenharia Civil); Diorge Jonatas Marmitt, de Estrela (Ciências Biológicas); Fernanda Nicaretta, de Progresso (Psicologia); Luana Fischer Bassegio, de Lajeado (Relações Internacionais); Marelise Teixeira, de Lajeado (Ciências Biológicas) e Nara Paula Schmeier, de Forquetinha (Engenharia Ambiental), participaram nesta quarta-feira, dia 21, da primeira reunião preparatória para o Projeto Rondon 2013 - Operação Canudos.

Durante o encontro, os coordenadores do Projeto na Instituição, Dorli Schneider e Rafael Eckhardt, apresentaram a realidade do município de Paulistana, no Piauí, onde os alunos desenvolverão suas ações e deram dicas aos futuros rondonistas. “O município é pequeno e sua economia é baseada, principalmente, no comércio. Há poucas árvores e faz sete meses que não chove lá. Praticamente, não há mais plantas nas margens dos rios, vamos pensar em ações de conscientização sobre o uso da água”, destaca Dorli que já esteve no município.

O próximo passo a ser dado pelos alunos é a elaboração de atividades que serão aplicadas à comunidade paulistanense, como oficinas e palestras, com os temas comunicação; tecnologia e produção; meio ambiente; tecnologias sociais e trabalho.

Os alunos embarcarão no dia 11 de janeiro de 2013 em direção à Petrolina, onde permanecerão por dois dias na base do exército, participando de ações de integração com as demais universidades participantes. No dia 13 de janeiro, no turno da manhã, os alunos da Univates deverão estar em Paulistana. O retorno está programado para o dia 27.

Saiba mais:

O Projeto Rondon é realizado em parceria com diversos Ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais e de empresas. As ações do projeto são orientadas pelo Comitê de Orientação e Supervisão (COS) do Projeto Rondon. O COS é constituído por representantes dos Ministérios da Defesa, do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação, Esporte, Integração Nacional, Meio Ambiente, Saúde e da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Alunos participantes do Rondon 2013 iniciam atividades

Tuane Eggers