Programa de bolsas de intercâmbio “Ciência sem Fronteiras” recebe inscrições

Postado em 27/11/2012 14h48min

Por Tuane Eggers

Nesta terça-feira, dia 27, abrem as inscrições para os alunos interessados em candidatar-se às bolsas de intercâmbio oferecidas pelo programa “Ciência sem Fronteiras”. A iniciativa do Governo Federal busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. Os selecionados têm ajuda financeira para pagar o curso, as despesas da viagem, alimentação e hospedagem. Mais de 100 mil estudantes deverão ser contemplados no programa.

Para esta edição, há vagas para a Austrália, Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Itália, Japão, Noruega, Portugal, Reino Unido e Suécia. O foco das bolsas são as áreas de ciências exatas, biomédicas, tecnológicas ou da área de energia, em cursos como Engenharias, Química, Física, Computação, Tecnologia da Informação, Medicina, Biotecnologia, Desenho Industrial e vários outros.

Para participar, o aluno deve ser brasileiro ou naturalizado; estar regularmente matriculado em Instituição de Ensino Superior no Brasil em cursos relacionados às áreas prioritárias do Ciência sem Fronteiras; possuir bom desempenho acadêmico e ter concluído entre 20% e 90% do currículo previsto para o curso de graduação.

A bolsa é de 12 meses, mas pode ser estendida por mais três meses quando incluir curso de idioma. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de janeiro de 2013, no site www.cienciasemfronteiras.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5309, ou pelo e-mail aaii@univates.br.

Confira os países e instituições que possuem convênio com a Univates:

Instituto Politécnico de Leiria

Universidade do Porto