Comunidade pode conferir as últimas exposições do ano

Postado em 29/11/2012 15h34min

Por Tuane Eggers

A Univates apresenta diversas exposições artísticas, com as mais variadas técnicas, durante todo o ano. No mês de dezembro, ainda pode ser conferida a última série de exposições de 2012.

Com mais de 500 assinaturas de visitantes em menos de uma semana, a exposição “Igrejas com Palitos de Fósforo”, do artista Renato Reni da Rocha, pode ser apreciada no Espaço Arte 3, até o dia 10 de dezembro. Após queimar um palito de fósforo, o artista teve a ideia de construir uma igreja com este material e, desde 1973, ele reproduz igrejas da região.

Já no Espaço Arte 7, a artista Ana Cristina Capelão apresenta suas fotografias na exposição “Hasta La Mañana”, que pode ser conferida até o próximo dia 8 de dezembro. Durante o inverno deste ano, a fotógrafa registrou o trajeto que faz todos os dias entre os municípios de Estrela e Lajeado.

O Espaço Arte 9 traz pinturas dos artistas Marcos Gomes e Sílvio Farias, mostrando a coleção de obras “Ideia Multiplicada”, que prima pelo uso da luz e das cores para ressaltar a arte. A mostra pode ser conferida até o dia 8 de dezembro. Já no Espaço Arte 9B, até o próximo dia 11, pode ser apreciada a exposição “Identidades”, da artista Meris Maria Slomp, que expõe uma associação de fragmentos de diversos objetos com elementos cerâmicos.

No Espaço Arte 8, a mostra “Salas de (Não) Estar” pode ser conferida até o dia 11. A fotógrafa Luciane Silva Bucksdricker apresenta a intenção de estimular o espectador desatento e apressado a olhar para o invisível. E no Espaço Arte 11, até o dia 30 de novembro, pode ser apreciada a exposição “Univates na mídia – 1979 a 1983 – Acervo da Hemeroteca – Centro de Memória, Documentação e Pesquisa da Univates”. A mostra tem a organização de Paula Roberta Scheid Paranhos, sob orientação da professora Neli Galarce Machado, e busca apresentar a “história midiática” de divulgação da Univates nos meios de comunicação regional e estadual.

Já no período de 30 de novembro a 15 de dezembro, alunos do curso de Engenharia Mecânica mostram trabalhos desenvolvidos na disciplina de Desenho Mecânico, no Espaço Arte 11. E no câmpus de Encantado, a exposição “Salão de Humor Univates”, que aborda técnicas de caricatura, prossegue até o dia 12 de dezembro.

Inscrições abertas para exposições no próximo semestre

O Núcleo de Cultura da Univates recebe, até o dia 8 de fevereiro, inscrições dos artistas interessados em realizar exposições no câmpus durante o semestre 2013/A. Podem participar as seguintes modalidades artísticas: pintura, desenho, gravura, escultura, cerâmica, arte têxtil, fotografia, objeto, instalação, considerando-se ainda os desdobramentos que estes meios venham a tomar.

Os espaços disponibilizados pela Univates são denominados pelo número do Prédio em que se encontram – 3, 7, 8, 9, 11 e 12. Outro ambiente disponível para exposições está localizado no câmpus de Encantado. Os artistas devem apresentar portfólio contendo currículo artístico (formação e exposições realizadas) com duas a quatro fotos das obras a serem expostas, texto escrito sobre a exposição a ser realizada e título da exposição, além da ficha de inscrição.

A ficha de inscrição e o edital completo estão disponíveis aqui. As inscrições podem ser feitas na sala do Núcleo de Cultura, sala 207 do Prédio 9, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira, ou pelo correio, para Núcleo de Cultura Univates – Rua Avelino Tallini, 171 – Bairro Universitário – Lajeado – CEP 95900-000. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5362, ou pelo e-mail nucleodecultura@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Tuane Eggers

Exposições apresentam variadas técnicas artísticas

Tuane Eggers