Integrantes da equipe Baja prestigiam competição regional

Postado em 30/11/2012 09h52min

Por Ana Paula Vieira Labres

No último domingo, dia 25 de novembro, os alunos da Univates que participam do projeto Baja, prestigiaram a competição Baja SAE Brasil – Etapa Sul, evento constituído por provas de minibajas, produzidos por estudantes de engenharia das universidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A etapa ocorreu no Complexo Industrial Dana, no município de Gravataí.

Conforme o aluno do segundo semestre do curso de Engenharia Mecânica da Univates Jéferson Luís Gräff, que participou do evento, os carros foram avaliados nos quesitos segurança, conforto, regulagem do motor, aceleração, tração e desempenho de dirigibilidade. Já a prova de enduro ocorreu em duas etapas, com 30 minutos de intervalo para abastecimento, e realização de ajustes no veículo.

“Pude visualizar as formas como os juízes avaliam os veículos; o procedimento e sistemática da realização das provas; a organização das equipes e o modo como os carros são montados, entre outros”, destaca Gräff.

Ainda segundo o aluno, participar do projeto Baja é muito importante, pois possibilita a interação com muitas pessoas de diversos cursos, fazendo com se que aprenda a trocar informações com estudantes de áreas diferentes da que se estuda. “Formamos uma equipe de trabalho, aprendendo a respeitar as opiniões dos outros. Além de ensinar a prática do processo de construção de um veículo, você aprende a fazer planejamento, visando aos meios econômicos, sustentáveis e duráveis.”

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Alunos da Univates prestigiam competição regional do Baja