Univates é a terceira melhor instituição não pública do RS

Postado em 12/12/2012 08h35min

Por Tamara Bischoff

A semana que passou foi concluída com duas excelentes notícias para a Univates: a ótima avaliação no Índice Geral de Cursos (IGC) – indicador que serve para avaliar todas as Instituições de Ensino Superior do país –, e a nota 4 (numa escala de 1 a 5) no relatório da avaliação in loco da Comissão de Avaliação do Inep (MEC) para a autorização do Curso de Medicina.

IGC coloca Univates entre as instituições melhor avaliadas pelo MEC

Considerando-se as avaliações das principais instituições não públicas do RS, a Univates ficou em terceiro lugar, atrás apenas de PUC e Unisinos. Já dos 140 centros universitários existentes no país, a Univates figura em quarto lugar, sendo os três primeiros colocados instituições focadas em poucos cursos, enquanto a Univates foi avaliada em 30 cursos.

Ainda, ao considerarmos as 1.906 instituições não públicas avaliadas (faculdades, centros universitários e universidades), a Univates fica com a classificação de número 73, ou seja, entre os 3,8% de instituições melhor avaliadas pelo MEC no país.

Outro destaque diz respeito à avaliação dos cursos, quesito no qual a Univates ficou extremamente bem colocada. Comparando-se somente as IES não públicas, o curso de Engenharia de Controle e Automação é o segundo melhor do país, História – licenciatura – é o terceiro, Letras – licenciatura – ocupa a sexta posição e Arquitetura e Urbanismo 12ª. Se comparadas apenas as instituições não públicas do Rio Grande do Sul, os resultados são ainda melhores (veja a seguir).

Medicina

Na sexta-feira, dia 7, a Univates também recebeu retorno sobre a avaliação in loco feita por uma comissão do Inep/MEC para autorização do Curso de Medicina, e o resultado foi a nota 4, considerado ótimo pela Instituição, em função do rigor dessa avaliação.

"Fomos avaliados com a nota 4 tendo em vista que os critérios de avaliação pontuam itens que ainda não possuímos por não termos o Curso de Medicina implantado, como é o caso das clínicas de especialidades médicas, laboratório de técnica operatória e biotério", explica o reitor da Univates, Ney José Lazzari. Segundo ele, se o curso dependesse somente desses investimentos físicos, seria possível obtê-los em menos de seis meses, uma vez que os projetos estão todos prontos e a ideia é executá-los após ter-se a certeza da implantação do curso.

"Os critérios nos quais fomos melhor avaliados dizem respeito aos nossos professores: titulação, dedicação, tempo de serviço etc. Ainda nos faltam mais pesquisas e publicações, mas isso virá com o tempo", explica Lazzari. Agora o processo do Curso de Medicina segue para tramitação no Conselho Nacional de Saúde.

"A sensação que fica é de termos dado substanciais passos na consolidação da nossa causa, que é o Ensino Superior do Vale do Taquari", ressalta Ney Lazzari, acrescentando que nenhuma dessas e outras conquistas institucionais seriam possíveis sem as parcerias estabelecidas e sem o envolvimento de mais de 1.500 pessoas, entre professores, funcionários, membros de Conselhos, que compõem o grande grupo da Univates.

Confira o desempenho dos cursos da Univates no Rio Grande do Sul, em comparação às demais Instituições de Ensino Superior não públicas:

Arquitetura e Urbanismo: 1o lugar

Ciências Biológicas - licenciatura: 3o lugar