Mais duas bolsas do Ciência sem Fronteiras são destinadas à Univates

Postado em 14/12/2012 08h27min

Por Tuane Eggers

Mais duas alunas da Univates estão prestes a embarcar para um intercâmbio do programa Ciência sem Fronteiras, uma iniciativa do Governo Federal que busca promover a consolidação da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira. As acadêmicas Ane Lis Schardong, de Psicologia, e Fernanda Caio, de Engenharia de Produção, passarão um ano e quatro meses em Montreal, no Canadá.

Elas receberão como benefício o auxílio deslocamento, auxílio instalação, mensalidade de bolsa, seguro saúde e taxas escolares. Além disso, as alunas passarão dez semanas aprimorando a língua inglesa antes de começarem as aulas universitárias. Também está previsto um auxílio para material didático, indicado para adquirir um notebook, tablet ou livros.

Conforme as alunas, as passagens já estão compradas, os vistos já foram encaminhados e um apartamento já está reservado em Montreal. “Vamos morar juntas, é claro. Estamos felizes de termos uma à outra, pois tivemos a sorte de sermos selecionadas para a mesma universidade. Com certeza um rosto conhecido irá facilitar muito a adaptação”, explicam.

Ane conta que se inscreveu na área de “Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde”. Como já havia se inscrito para os Estados Unidos e não havia sido selecionada, não estava esperando uma resposta afirmativa. “A seleção para mim foi uma surpresa, muito embora eu soubesse que o Canadá faz uma campanha muito forte para receber alunos de todo o mundo”, ressalta.

Ela afirma que está muito feliz com a oportunidade de experienciar a vida em outro país, conhecer outras culturas e desfrutar da vida de estudante com todo o apoio financeiro necessário para dedicação às atividades acadêmicas. “A oportunidade está aí, só desfruta quem se permite tentar”, observa.

Fernanda confessa que está muito ansiosa pela nova experiência. “Além de estudar em uma língua diferente, estaremos inseridas em uma cultura diferente. Iremos chegar lá no frio de Montreal, que não é pouco, e não sabemos muito bem como as coisas funcionam lá na neve. Sem dúvidas, é uma realidade diferente da que vivemos aqui”, explica. Conforme a aluna, o Canadá é conhecido mundialmente por sua alta qualidade de vida. “Nossa vantagem é que estamos em duas, o que pode ajudar muito a suportar a saudade de casa, pois um ano e quatro meses é bastante tempo”, assinala.

As alunas lembram, ainda, que os alunos interessados em efetuar inscrições para o programa devem ficar atentos a cada chamada. Como a iniciativa é recente, o Governo Federal ainda está realizando algumas adequações para focar nas áreas de interesse. Ane Lis e Fernanda embarcam para o Canadá no início de janeiro e retornam ao Brasil em abril de 2014.

As inscrições para o Ciência sem Fronteiras podem ser feitas, até o dia 14 de janeiro, pelo site www.cienciasemfronteiras.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5309, ou pelo e-mail aaii@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Ane Lis Schardong e Fernanda Caio estudarão em Montreal, no Canadá