Solenidades de formaturas marcam importante etapa na vida de acadêmicos

Postado em 28/12/2012 08h24min

Por Ana Paula Labres

A cada virada de ano novas vibrações são desejadas, sonhos são renovados e muitas etapas são concluídas. Para cerca de 700 alunos de cursos de graduação e técnico da Univates, o sonho de concluir uma formação profissional torna-se realidade entre os meses de dezembro de 2012 e fevereiro de 2013, e muitos deles preparam-se para a tão sonhada cerimônia de entrega de diploma.

Entre os formandos está Daiana Vognach Käfender, de Soledade, que no próximo dia 5 colará grau em Publicidade e Propaganda, juntamente com uma turma de 28 alunos dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas, Design e Estética e Cosmética. Para ela, o momento remete à sensação de dever cumprido. “É uma conquista e mais uma etapa cumprida na vida. Sinto-me muito feliz”, relata. Ela ainda complementa: “Quando ingressei no Ensino Superior meu pai disse: 'filha, a faculdade vai abrir tua mente, tu vais ver as coisas com outros olhos'. Hoje, eu entendo o que ele quis dizer, pois aprendi a dar valor ao estudo, a cada aula, e tirar proveito do conhecimento dos professores. Também aprendi a dar mais valor a tudo que conquisto, como a conclusão de um curso superior, principalmente, depois de tantos anos de estudo”, conta ela.

Outra formanda do semestre 2012/B é Francine Schneider, de Cruzeiro do Sul, que concluiu o Curso Técnico em Química. “Meu esforço e dedicação durante o curso valeram a pena, pois esse momento de formatura é especial, é a realização de um grande sonho”, afirma. Para ela, um dos momentos marcantes no decorrer do curso foi seu trabalho de conclusão. “Coloquei em prática meus conhecimentos ao implantar, em uma empresa local, o programa de qualidade 5S. Foi uma experiência de muito sucesso, que trouxe benefícios à empresa e a minha caminhada profissional”, ressalta Francine, que pretende continuar os estudos ingressando no Curso de Ciências Contábeis.

Mesmo antes de sua formatura, a futura psicóloga Cristina Pretto, de Lajeado, já estava garantida no mercado de trabalho. Há alguns meses, ela realizou um concurso em um órgão municipal e obteve ótima classificação. “Fico muito feliz por sair da graduação e direcionar-me à minha área”, destaca. O momento da formação, para ela, é novo e agora começa a ser de fato vislumbrado. "Sinto uma mistura de satisfação com tranquilidade, ansiedade e leveza. Concluir a graduação exige a construção de um novo território que não mais o de estudante. Mas com certeza os ensinamentos essenciais estão marcados e nos acompanharão permanentemente”, conclui Cristina.

As cerimônias de formaturas do semestre 2012/B da Univates iniciaram-se no dia 15 de dezembro e prosseguem até fevereiro de 2013. Confira o cronograma com as próximas solenidades de colação de grau:

29/12/2012, 19h30min, Sala de Ginástica: Ciências Exatas, Letras, História e Pedagogia

05/01/2013, 18h, Sala da Ginástica: Engenharia Ambiental, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Química Industrial e Sistemas de Informação

05/01/2013, 17h, Auditório Prédio 7: Técnico em Edificações e Técnico em Informática

05/01/2013, 20h, Auditório Prédio 7: Técnico em Enfermagem

05/01/2013, 19h30min, Clube Tiro e Caça: Direito

05/01/2013, 20h30min, Sala de Ginástica: Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas), Design e Estética e Cosmética

11/01/2013, 19h, Auditório Prédio 7: Formatura Coletiva Especial

11/01/2013, 20h, Clube Tiro e Caça: Arquitetura e Urbanismo

12/01/2013, 17h30min, Sala de Ginástica: Enfermagem

12/01/2013, 19h, Clube Tiro e Caça: Farmácia

12/01/2013, 20h, Sala de Ginástica: Nutrição