Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates propõe cooperação regional para potencializar desenvolvimento na área de TI

Postado em 09/01/2013 13h42min

Por -

Na noite da última terça-feira, dia 8, a Univates sediou reunião com a participação da Administração Municipal e representantes de diversas empresas da área da Tecnologia da Informação de Lajeado para discutir formas de cooperação.

O objetivo é que a Instituição de Ensino Superior possa auxiliar no desenvolvimento mais acelerado dessas empresas, aproveitando as oportunidades do mercado nacional e internacional, incluindo desde questões relacionadas à qualificação da mão-de-obra até questões de uma maior integração entre as empresas, e criando sinergias altamente positivas.

Entre os participantes estiveram o reitor da Univates, Ney José Lazzari, o prefeito de Lajeado, Luís Fernando Schmidt, os secretários municipais de Indústria e Comércio, Léo Bolsi, e de Governo, Auri Heisser, o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Univates, Mouriac Diemer, o coordenador do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates, Eloni Salvi, a coordenadora do Escritório de Relações com o Mercado da Univates, Cristiani Reimers, o coordenador de TI da Univates, Paulo Roberto Mallmann, o consultor de TI da Univates, professor Cândido da Silva, a secretária do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Cíntia Agostini.

Conforme Lazzari, a ideia é pensar em alternativas de trabalho conjunto, começando por Lajeado e expandindo a todo o Vale do Taquari. "A Univates tem algumas coisas a oferecer e a sugerir. Há um potencial que precisa ser trabalhado em nossa região, e são diversos os instrumentos e as fontes de fomento que podem ser acionados para auxiliar nesse projeto", disse ele, citando como exemplos o Codevat, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado.

Convidado para falar aos presentes na ocasião, o professor Renato de Oliveira, consultor do Comung, ex-secretário estadual de Ciência e Tecnologia e que atualmente trabalha com gestão da inovação, fez uma provocação ao grupo, para que passe a trabalhar em conjunto. "A Univates pode e deve ser uma agência de desenvolvimento regional, pois é ousada e tem perfil inovador. Ela é o suporte necessário para o desenvolvimento de um setor industrial como esse, que tem a pesquisa como base", afirmou. Oliveira ressaltou ainda que o impacto desse setor na economia local é muito grande. "E poder reunir esse setor localmente é uma oportunidade que não poderia ser desperdiçada", acrescentou.

Renato de Oliveira falou também sobre a relação entre os três elementos desse grande projeto - Univates, empresas e poderes públicos locais e regionais. "Que tipo de iniciativa compete a cada um desses agentes?", questionou, fazendo menção a Univates e as empresas. E observou, logo em seguida, com a ajuda de diversos exemplos, que ambos são demandadores de serviços e provedores de soluções. "A região pode conquistar maiores graus de autonomia, e o poder público pode facilitar uma série de questões", destacou. O objetivo maior, segundo ele, é trabalhar no sentido de construir um ambiente de competição colaborativa. "Competir de forma associada, essa é a ideia", concluiu.

Na sequência, foram apresentados ao grupo a estrutura de TI da Univates, o Parque Tecnológico Tecnovates e o Escritório de Relações com o Mercado. O prefeito Luís Fernando Schmidt também se pronunciou, avaliando a reunião como muito produtiva e desejando que o projeto prospere. Ficou definida a realização de mais reuniões nos mesmos moldes até que se crie uma comissão que efetivamente dará andamento à iniciativa.

 

Texto e fotos: Tamara Bischoff

Tamara Bischoff

Reunião contou com a participação de empresários, Administração Municipal e Univates

Tamara Bischoff

Tamara Bischoff

Notícias Relacionadas