Viagem dos rondonistas da Univates inicia neste sábado

Postado em 11/01/2013 14h32min

Por Ana Paula Vieira Labres

Neste sábado, dia 12, a equipe de rondonistas da Univates parte de Lajeado para dar início às atividades do Projeto Rondon – Operação Canudos. O destino inicial será Petrolina, onde ficarão alojados no Batalhão de Infantaria Motorizado - unidade do Exército Brasileiro, até domingo, dia 13.

Após, rumam para a cerimônia oficial de abertura do Projeto que ocorrerá neste domingo, em Juazeiro (BA). Já no início da tarde, a equipe da Univates deve partir de ônibus a Paulistana, no Piauí, para realizar suas ações.

No total, 20 municípios de Pernambuco, Bahia e Piauí serão beneficiados pelo Projeto Rondon, ação coordenada pelo Ministério da Defesa. Durante 17 dias, 400 rondonistas, entre universitários e professores, levarão ações de cidadania a alguns dos municípios mais carentes do país.

Antes da viagem, a última reunião

Antes de partir para a viagem do Projeto Rondon, a equipe da Univates realizou na terça-feira, dia 8, no Prédio 1, sua última reunião para definir os detalhes da viagem e das oficinas a serem realizadas no Piauí.

Os alunos Ana Paula Vieira Labres, de Lajeado (Jornalismo); Carolina Ely Schneider, de Cruzeiro do Sul (Ciências Biológicas); Diogo Fernando Dickel, de Teutônia (Engenharia Civil); Diorge Jonatas Marmitt, de Estrela (Ciências Biológicas); Fernanda Nicaretta, de Progresso (Psicologia); Luana Fischer Bassegio, de Lajeado (Relações Internacionais); Marelise Teixeira, de Lajeado (Ciências Biológicas); e Nara Paula Schmeier, de Forquetinha (Engenharia Ambiental), pretendem desenvolver ações de meio ambiente, trabalho social, comunicação, entre outros.

Saiba mais

A primeira ação do Projeto Rondon ocorreu no dia 11 de julho de 1967, em Rondônia, com dois professores e 30 alunos. Em 1989, foram encerradas as ações, e em janeiro de 2005, em Tabatinga (AM), o Rondon foi relançado. Em oito anos, o projeto já contabilizou a participação de 13.800 rondonistas, 884 municípios e cerca de 500 instituições de Ensino Superior. A prioridade é para os estados do Norte e Nordeste.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Ana Paula Vieira Labres