Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Laboratório do Leite da Univates recebe credenciamento do Ministério da Agricultura

Postado em 11/01/2013 15h21min

Por Tamara Bischoff

Uma grande notícia para o Rio Grande do Sul foi anunciada nesta sexta-feira, dia 11. O Diário Oficial da União publicou o credenciamento do Laboratório do Leite do Unianálises/Univates para realizar análises em amostras oriundas do controle oficial e programas específicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Em funcionamento desde 2009, o Laboratório localizado no Câmpus da Univates de Lajeado, entra agora para o seleto grupo dos três credenciados no RS, sendo um deles localizado no norte e o outro no extremo sul do Estado.

Hoje, mais de 50% do leite industrializado no RS passa pela Região do Vale do Taquari, que possui importantes cooperativas e indústrias de laticínios. Por exigência legal, essas empresas precisam enviar mensalmente a um desses laboratórios uma coleta do leite oriundo de cada produtor rural. Além da rapidez e qualificação nesse processo, o credenciamento permitirá a melhoria do relacionamento com os clientes, que terá mais proximidade com o Laboratório, receberá orientações e poderá participar de treinamentos técnicos. O processo também colabora para a garantia de um alimento mais qualificado para os consumidores e projeta maior aproximação com a pequena propriedade, inserindo-se como instrumento de fomento à atividade leiteira e de inclusão social, uma vez que oportunizará aos produtores o acesso a análise especializadas.

"Para a Univates, o credenciamento do Laboratório do Leite, que teve aporte de recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, da Prefeitura Municipal de Lajeado e da Univates, é o coroamento de um trabalho de vários anos e tem uma importância vital para auxiliar no avanço da produção leiteira do Vale do Taquari", afirma o Reitor da Instituição, Ney José Lazzari. Ainda segundo ele, a questão da qualidade e da sanidade dos produtos alimentícios é condição sine qua non para que se avance para novos mercados consumidores no país e no exterior. "O laboratório, agora com o aval do Ministério da Agricultura, dará o suporte e terá a agilidade necessária para que se possa avançar nessa tão importante cadeia de produção do Vale do Taquari", reforça Lazzari.

De acordo com o coordenador do Unianálises/Univates, Jeferson Bottoni, essa conquista pode ser creditada ao trabalho técnico muito forte, que contou com o empenho de diversas pessoas, entidades e empresas. "Num primeiro momento, nos focamos na parte técnica. No fim do ano passado, recebemos a confirmação do MAPA de que todos os requisitos haviam sido atendidos. Fizemos, então, um apelo aos órgãos regulamentadores, ressaltando a importância do Laboratório do Leite para o desenvolvimento da cadeia produtiva da Região", ressalta Bottoni. Conforme ele, a proposta do Laboratório não é apenas cumprir a lei, mas desenvolver, paralelamente, a ferramenta de controle leiteiro, que consiste em uma ferramenta de apoio para a assistência técnica visando à gestão do rebanho, melhorando a produtividade, qualidade, controle de reprodução e manejo nutricional.

Para o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, antes de mais nada, é preciso recordar do momento desse pedido, da preocupação demonstrada pelos produtores e pela direção da Univates. "Estávamos no decorrer do Governo Lula, e encaminhamos ao Ministério do Desenvolvimento Agrário essa solicitação, sustentada por um grande número de produtores, para que a região fosse valorizada, uma vez que tínhamos laboratórios deslocados do Vale. Agora, dois anos depois, conseguimos esse credenciamento. Enquanto Ministro, me sinto muito feliz e agradecido pela oportunidade", afirma, acrescentando que é preciso ter consciência da importância cada vez maior do produtor de leite do Rio Grande do Sul e do Brasil para a nossa economia. "Desejo sucesso a todos os envolvidos nesse projeto, especialmente aos nossos agricultores que, diante de tantas dificuldades, mostram toda sua capacidade de produzir", reforça.

O presidente da Câmara de Indústria e Comércio Regional, Oreno Ardêmio Heineck, observa que o Estado apresentava deficiência nessa área, dada a grande demanda. "O credenciamento permite a democratização do acesso à análise laboratorial para mais produtores. Já as indústrias poderão implantar o pagamento por qualidade, o que só é possível com uma análise oficial e confiável", frisa ele. E com leite de melhor qualidade, acrescenta Heineck, a indústria consegue produzir melhores produtos, ganha mercado e vende mais, e tem menos despesa de manutenção.

Segundo o diretor do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates, Eloni Salvi, esse credenciamento abre um leque maior de opções de análises para qualificação da cadeia leiteira no Vale do Taquari, e permitirá o desenvolvimento de projetos na área do Tecnovates para criação de novos produtos, especialmente derivados do leite. "O credenciamento também valida a nossa qualidade, o trabalho que é feito aqui", observa Salvi.

"A região tem essa característica de ser uma grande produtora de leite, e o credenciamento do Unianálises pelo MAPA, que o reconhece como laboratório oficial do Governo Federal e do próprio Ministério e atesta o seu conhecimento técnico disponível, referencia o Vale do Taquari para outras regiões do Rio Grande do Sul e até para outros estados, que a partir de agora poderão se dirigir a Lajeado para fazer a inspeção de seus produtos", acrescenta o prefeito de Colinas, Gilberto Keller, um dos articuladores do projeto junto ao Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho.

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, João Carlos Britto, reforça a importância da união de esforços para a implantação do Laboratório, viabilizada com recursos de emenda da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional, por meio da articulação dos deputados federais Mendes Ribeiro Filho e Beto Albuquerque, participação da Prefeitura de Lajeado e da Univates.

 

Saiba mais

O Laboratório realiza, hoje, análises laboratoriais em amostras de leite cru oriundo de propriedades rurais de laticínios, e tem capacidade para atender cerca de 180 municípios. Os serviços disponíveis são análise de proteína, gordura, sólidos totais, sólidos não gordurosos, lactose; Contagem de Células Somáticas (CCS); Contagem Total de Bactérias (CBT) e ureia. Entre as vantagens estão equipamentos de última geração (que garantem precisão e reprodutibilidade dos resultados), rapidez, baixo custo, tomada de decisão imediata, capacidade de terceirizar laboratórios de indústrias e permitir à indústria controlar a matéria-prima e pagar o leite por qualidade.

Com o credenciamento no Mapa e na Rede Brasileira da Qualidade do Leite, o Laboratório atenderá a Instrução Normativa IN62/2012. Além disso, o espaço disponibiliza uma gama analítica adicional que alavancará o segmento do leite, como controle leiteiro, controle da nutrição animal, da qualidade do leite e derivados etc., além de ser um importante passo para a implantação do Tecnovates.

Mais informações podem ser obtidas pelo fone (51) 3714-7027, pelo e-mail lableite@univates.br, ou ainda no site www.univates.br/unianalises.

 

Texto: Tamara Bischoff

Laboratório é um dos três credenciados no RS pelo Ministério da Agricultura

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas