Alunas são destaque em prêmio estadual

Postado em 14/01/2013 15h54min

Por Tuane Eggers

Duas alunas do curso de Psicologia da Univates foram destaque em concurso promovido pela Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul. A estudante Francine Delavald Bottoni recebeu o primeiro lugar no XVI Prêmio Estudante, enquanto a aluna Camila Vian recebeu o terceiro lugar. A premiação ocorreu na terça-feira, dia 8, em Porto Alegre.

O objetivo do Prêmio Estudante é contemplar acadêmicos de Psicologia por trabalhos científicos realizados ao longo de sua formação profissional, que revelam aprofundamento de estudos e talento vocacional. Francine participou do concurso com o trabalho “Experimentações em um CAPS infantil: embalos, criações, intensidades” e conta que foi produzido a partir de uma intervenção de estágio realizada com os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Crescer, do município de Lajeado.

Conforme Francine, receber o prêmio está além do acréscimo ao currículo. É um aprendizado extra, bem como um modo de ser reconhecido no que se produz durante a graduação. “Principalmente, é um incentivo para que os estudantes continuem se dedicando, estudando, buscando aprender mais, vivenciar mais, experimentar mais e acreditar em uma psicologia que possibilite a criação”, ressalta.

Já a formanda Camila Vian recebeu o terceiro lugar pelo trabalho “Do conceito de família ao de cuidador: problematizando as práticas em saúde mental”, desenvolvido a partir de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A pesquisa buscou compreender como os conceitos de família e infância circulam dentro de um serviço de saúde mental, o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi) de Lajeado, e como estes conceitos orientam as práticas de cuidado desenvolvidas pelos profissionais.

Para Camila, a importância da premiação se encontra no incentivo de pesquisas e na produção escrita a partir de suas práticas e experiências ainda como estudante. “Além disso, a entrega do prêmio nos proporcionou o encontro com profissionais que logo serão nossos colegas de trabalho, potencializando trocas de experiências e práticas”, completa a aluna, agradecendo suas professoras orientadoras Débora de Moraes Coelho e Patrícia Flores de Medeiros.

Texto: Tuane Eggers

As alunas Francine Delavald Bottoni (e) e Camila Vian receberam primeiro e terceiro lugar, respectivamente

Tuane Eggers