Alunos de Bom Retiro do Sul contribuem para o desenvolvimento de seu município

Postado em 30/01/2013 18h20min

Por Ana Paula Vieira Labres

O desenvolvimento de uma comunidade, bairro ou município só é efetivo quando o poder público e seus moradores unem-se em prol do bem comum e na busca de soluções para o bem-estar social de todos. A cidade de Bom Retiro do Sul, que nesta quinta-feira, dia 31 de janeiro, completa 54 anos de fundação, conta com diversos estudantes universitários que buscam um futuro melhor e contribuem para o desenvolvimento do município e região. Exemplo é o aluno do 5º semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Univates Ivan Ariel dos Santos que já atuou na Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal.

Na função, desenvolvia atividades diversas, como elaboração de textos, manutenção do site e criação de artes. Para ele, a oportunidade de ligar a teoria com a prática é muito importante. “A graduação ensina detalhes que fazem a diferença no mercado de trabalho e quando o município apoia alunos com oportunidades na área que estudam é possível desenvolver o que aprendemos. Além de ser importante para o município que terá alguém em pleno desenvolvimento profissional, a pessoa estará preparando-se para assumir grandes responsabilidades, contribuindo de forma contínua no crescimento municipal”, ressalta.

Conforme o acadêmico, o envolvimento dos alunos com suas cidades é promissor para a vida pessoal e profissional. “Nós, universitários, somos o futuro. Somos a geração que poderá atuar em todos os ramos e contribuir para o município que moramos. Nosso emprenho refletirá em nossa vida e na vida de nossos filhos”, comenta Santos, que hoje trabalha no setor de marketing de uma rede de supermercados, atuando na criação de trabalhos para as mídias impressa e digital.

A bom-retirense Michele Cristina Mühl, diplomada em Comércio Exterior pela Univates, também atua em sua área de estudos. Ela trabalha como assistente comercial de uma empresa alimentícia e explica que a formação deu suporte à sua atividade diária, além de qualificar sua comunicação com as pessoas e auxiliar no crescimento pessoal. “As empresas estão cada vez mais à procura de profissionais diplomados. Observei isso quando decidi mudar de emprego há alguns meses atrás. Com certeza o fato de possuir o ensino superior foi um dos principais fatores para a minha contratação na empresa que trabalho atualmente”, afirma.

Sobre o envolvimento dos estudantes universitários com o seu município de origem, Michele, destaca: “É muito importante que os alunos possam, de alguma maneira, ajudar no desenvolvimento de seu município, pois os próprios universitários são o reflexo de crescimento para o mesmo.”

O município de Bom Retiro do Sul possui cerca de 12 mil habitantes em uma área de 102 Km² e seu município de origem é Taquari.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Aluno de Publicidade e Propaganda Ivan Ariel dos Santos