Projeto de Astronomia da Univates integra comunidade

Postado em 05/02/2013 08h35min

Por Daiana Gomes Denardi

Criado em dezembro de 2004, o Observatório de Astronomia tem como objetivo realizar observações noturnas do céu e atrair pessoas à Univates, de maneira que os astros celestes possam ser vistos mais nitidamente. Já o “Projeto de Extensão Desvendando o Céu - Astronomia no Vale do Taquari” está em ação desde 2009, ano internacional da Astronomia. Por meio dele são atendidos alunos de escolas de toda a região, da Univates e comunidade em geral.

O objetivo é fazer com que os visitantes tenham uma visão um pouco mais aprofundada do que a escola oferece. Segundo o acadêmico Lucas Felipe Slongo, bolsista do projeto de extensão, nota-se certa precariedade no ensino de Astronomia na escola. “Ela acaba sendo um assunto corrido. São vistos basicamente alguns planetas e estrelas. No projeto temos como princípio, além de divulgar essa iniciativa da Univates, trazer o pessoal para cá para que eles possam ter um pouco mais de conhecimento sobre Astronomia”, completa.

Durante as visitas são apresentados slides, fazendo com que os participantes tenham uma base de como funciona o universo, porém um pouco mais aprofundado, de acordo com a idade dos visitantes. Logo após a apresentação, os bolsistas explicam brevemente como funciona o Universo e a partir daí iniciam-se as observações com o Telescópio.

Além das visitas, o projeto oferece oficinas para alunos dos ensinos Fundamental e Médio. No ano de 2012 foram oferecidas quatro oficinas, entre elas a oficina “Estrutura e Evolução do Sistema Solar”, “Vida e Morte das Estrelas e a Evolução do Universo” e a oficina “A História das Principais Constelações”, indicada para séries iniciais. Outra atividade promovida pelo projeto em 2012 foi a XV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, que contou com a participação de alunos de escolas públicas e privadas, desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio.

Neste ano o projeto realizará o Encontro Regional do Ensino de Astronomia (Erea), programado para ocorrer nos dias 18, 19 e 20 de abril, e continuará com oficinas e observações, com o propósito de divulgar o projeto e sanar dúvidas quanto ao ensino de Astronomia.

O observatório é aberto ao público em geral. Agendamentos para visitação podem ser feitos em quartas e sextas-feiras, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5518, ou pelo e-mail astro@univates.br.

Texto: Daiana Gomes Denardi

Por meio do projeto os visitantes podem fazer observações astronômicas e sanar dúvidas sobre Astronomia