Juiz Federal elogia trabalho solidário desenvolvido por alunos da Univates

Postado em 19/02/2013 16h54min

Por Ana Paula Vieira Labres

Foi de maneira voluntária que os alunos e os professores da Univates participaram da Operação Canudos do Projeto Rondon, ocorrido no mês de janeiro. Durante o desenvolvimento das atividades de integração social e de cidadania, em Barro Vermelho, interior de Paulistana, no Piauí, o Juiz-Auditor da Justiça Militar da União e Coordenador do Projeto “Centros Integrados de Desenvolvimento Regional” do Ministério da Defesa, José Barroso Filho, acompanhou as atividades dos estudantes gaúchos.

Para ele, a Univates tem participação ativa no Projeto Rondon e as oficinas desenvolvidas em Paulistana foram acompanhadas com muita atenção pela população e pelos gestores públicos. “O carinho recebido pela equipe da Univates é o reconhecimento da população pela dedicação e comprometimento nas suas ações. Os professores Dorli Schneider e Rafael Eckhardt reafirmaram o compromisso da Instituição em participar do Rondon, bem como em ser um parceiro no desenvolvimento do novo projeto “Escritórios Regionais de Desenvolvimento e Gestão”, como forma de continuar cumprindo a sua missão de agente transformador da sociedade”, destaca Filho.

O também Diretor Científico do Instituto Brasileiro de Direito Público (IBDP) acredita que o objetivo de crescimento econômico do país necessariamente se associa à mobilização cívica, à cooperação, à valorização das identidades locais e regionais e à inclusão participativa de amplos setores da sociedade. “O Projeto Rondon resgata o conceito de uma universidade que, ao promover a interseção de diversos domínios, desenvolve uma consciência sistêmica do conhecimento. Com certeza é uma experiência marcante. Você passa pelo Rondon, mas o Rondon não passa por você. Fica a lição de vida e comprometimento, certeza de por que e por quem lutar”, destaca.

Além do Piauí, Filho, visitou as atividades do Projeto Rondon em Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe.

Escritórios regionais darão continuidade às atividades do Rondon

Está em planejamento a implantação de Escritórios Regionais de Planejamento e Gestão, que serão voltados ao atendimento de alguns municípios que receberam o Projeto Rondon. A proposição foi apresentada a professores que participaram da primeira fase do Projeto, em 2013. “Em minha visita durante as ações percebi que a academia esteve se jogando “de cabeça” no processo de desenvolvimento nacional. É fundamental o engajamento popular. Políticas públicas eficientes visam ao bem da coletividade e o desenvolvimento é uma tarefa de todos nós. Não há espaço para a passividade na construção do nosso futuro.”

Confira os alunos da Univates que participaram do Projeto Rondon

Ana Paula Vieira Labres (Jornalismo); Carolina Ely Schneider, Diorge Jonatas Marmitt e Marelise Teixeira (Ciências Biológicas); Diogo Fernando Dickel (Engenharia Civil); Fernanda Nicaretta (Psicologia); Luana Fischer Bassegio (Relações Internacionais) e Nara Paula Schmeier (Engenharia Ambiental). Os professores responsáveis são: Dorli Schneider e Rafael Eckhardt.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Divulgação

Juiz Federal, José Barroso Filho, elogia trabalho desenvolvido por alunos da Univates

Ana Paula Vieira Labres